O arquiteto e Ilustrador português André Baptista é o responsável pela ideia do Arte ao Centro, que nasceu em 2014, a partir do seu estágio na Câmara Municipal de Torres Vedras.
O projeto foi materializado num plano de revitalização do centro histórico da cidade portuguesa, através da dinamização cultural que promoveu a relação entre administração local e sociedade civil, o urbanismo com a cultura e turismo, o espaço público e o espaço privado, envolvendo população, comerciantes, turistas, escolas, associações, artistas e empresas, prevendo ainda a valorização e promoção do patrimônio cultural material e imaterial.
Rapidamente o projeto tomou vulto e se estendeu por toda a região, numa perspectiva de inclusão e coesão social e territorial. O sucesso da primeira edição, em 2014, projetou o Arte ao Centro a nível nacional e internacional, sobretudo com a Espanha, através do Encontro Internacional de Desenho de Rua, e o Brasil, com Coletivo Brasil, que tem a curadoria do artista plástico Lauro Monteiro.
Atualmente, a matriz do Arte ao Centro em Portugal reúne um conjunto de ações culturais como Encontro Internacional de Desenho de Rua; Residências e Oficinas Artísticas; Conferências e Exposições.
Neste sentido, quatro edições ocorreram em Torres Vedras, contando também com duas edições no Brasil, mais precisamente em Araraquara, expandindo-se, neste ano com atividades em São Carlos e Ribeirão Preto.
"Mais do que ensinar, acredito que vou aprender e muito mais, pois interessa-me conhecer o patrimônio histórico das cidades paulistas", declarou André Baptista.
Como gênesis do projeto, ele tem uma intensa e diversificada agenda nesta edição, entre encontro sobre patrimônio histórico, o COMPPHARA e palestra de abertura da Semana de Arquitetura da Uniara. Será orientador do Encontro Internacional de Desenho de Rua, no Assentamento Bela Vista, e fará Residência Artística na Fazenda do Pinhal, em São Carlos, com oficinas e palestras e, finalizando, a oficina de Desenho de Rua no SESC – Ribeirão Preto.
Perfil
André Duarte Baptista é arquiteto e ilustrador. Desde 1999 trabalha com arquitetura e, a partir de 2014, na divisão de Planeamento Estratégico e Territorial do Município de Torres Vedras, onde coordena vários projetos associados à regeneração urbana e à promoção, dinamização e salvaguarda do património cultural. Membro efetivo do ICOMOS, da Associação Portuguesa para a Reabilitação Urbana e Proteção do Património, da Sociedade Portuguesa de Estudos de História de Construção e Associação para a Defesa e Divulgação do Património Cultural de Torres Vedras.
Na área de desenho e ilustração é co-fundador do Oeste Sketchers. Correspondente dos USk Brasil e membro do Usk Portugal. Coordena o grupo de desenho de rua da sua cidade, onde tem orientado workshops e participado em publicações e exposições, tanto em Portugal como no Brasil. Como orador convidado tem participado em várias conferências sobre reabilitação urbana, educação patrimonial e desenho de observação, tanto em Portugal como no Brasil.
Agenda:
20/05 (domingo)
– das 9h às 12h: André Baptista é orientador do Encontro Internacional de Desenho de Rua – Assentamento Bela Vista
Grátis – Inscrições pelo email: [email protected]
21/05 (segunda-feira)
– das 14 as 17h30: Encontro com o COMPPHARA – Chácara Sapucaia-Unesp – Rua dos Libaneses, 1111 – fone: (16) 3301-2160
Grátis
– das 19h às 22h: Abertura da Semana de Arquitetura da UNIARA
Palestra: ENCOSTA – Regeneração Urbana e Social da Encosta de S. Vicente
Auditório José Araújo Quirino dos Santos (Av. D.Pedro II 660 – Centro)
Inscrições: Uniara
22 a 25/05 (terça à sexta-feira)
– Residência Artística, palestra e oficinas
26/05 (sábado)
– das 9h as 12h: Orientador do Encontro Internacional de Desenho de Rua Fazenda do Pinhal – São Carlos (Rod. Mun. Domigos Innocentini, fone:(16) 3339-4940)
Grátis – Inscrições pelo email: [email protected]
· SESC Ribeirão Preto: Oficinas de Desenho de Rua – Diário Gráfico
Dia 26/05 (sábado)
Oficina 1 – das 16 as 18h30 – Praça XV de Novembro /Quarteirão Paulista
Dia 27 (domingo)
Oficina 2- das 10 as 13h Praça XV de Novembro- Catedral
Oficina 3 – das 15 as 18h30 – Casa da Memória Italiana
Grátis – Inscrições na Central de Atendimento SESC – Ribeirão
R. Tibiriçá, 50 – Centro, Ribeirão Preto – SP
Fone: (16) 3977-4477