Araraquara volta a ser sede do maior evento do Campo de Públicas Paulista em sua edição especial comemorativa de cinco anos. Trata-se do 5.o Encontro Paulista do Campo de Públicas +Fórum do Campo de Públicas, de sexta-feira (18/05) a domingo (20/05), na Faculdade de Ciências e Letras – UNESP. Com o tema "Governabilidade, Gestão e Representação", o evento vai discutir o momento político atual do Brasil e os novos rumos.
Entre os participantes está Humberto Laudares, Ph.D em Economia pelo Graduate Institute, de Genebra e com vasta experiência em governos e organizações internacionais, como Banco Mundial, e no Senado Federal. Laudares falará sobre "Economia Brasileira: Desenvolvimento e Instituições", na programação do sábado (19).
Para Laudares, "os governos que conseguem inovar são aqueles que estão mais próximos à fronteira do conhecimento do que aqueles atados à mediocridade da política cega do dia a dia". "A mistura de habilidades entre o universo acadêmico e a prática observada nas administrações públicas é sempre bem-vinda".
O especialista, que defende fortemente a renovação na política, também acredita que o papel da sociedade civil é fundamental para resgatar a confiança no ambiente político. "Desde que a sociedade passe também a atuar no universo da política e que se conecte com a fronteira do conhecimento".
A primeira edição do Encontro Paulista do Campo de Públicas, em 2013, teve como tema “O legado da Copa do Mundo para o Brasil: impactos, desdobramentos e perspectivas do campo de públicas”, marcando o início dos encontros regionais do campo. A realização do evento é da CAAP UNESP; CAPOL UFABC; DAGV FGV; CAACS UNICAMP; CAHS USP.