Em jogo realizado na fria noite deste sábado (19) no Estádio da Fonte Luminosa, em Araraquara, a Ferroviária empatou sem gols com o Cianorte-PR em jogo válido pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro da Série D. A equipe grená, que entrou em campo após uma semana turbulenta onde perdeu o técnico PC de Oliveira, completou cinco jogos sem vitórias, com três empates e duas derrotas.
A Locomotiva, que na noite deste sábado parou em uma atuação brilhante do goleiro João Gabriel, saiu de campo eliminada antecipadamente da competição. Com apenas 3 pontos , a equipe ocupa a terceira colocação do Grupo A16, atrás do já classificado Tubarão (líder com 12 pontos) e do Cianorte (6). Completa a chave o Novo Hamburgo, que possui 2 pontos e enfrentará o Tubarão neste domingo em Santa Catarina.
A Ferroviária, comandada pelo técnico interino Bruno Pivetti, cumprirá tabela na rodada que encerrará a primeira fase da Série D. No próximo domingo, 27, às 18 horas, a equipe araraquarense vai até o Estádio do Vale, em Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, onde enfrentará o Novo Hamburgo ao mesmo tempo em que Cianorte e Tubarão se enfrentarão no Paraná.
O jogo
Com as duas equipes precisando da vitória, o início do jogo foi movimentado na Fonte Luminosa. Aos 8 minutos, a Ferroviária quase abriu o placar quando Arthur cruzou na área para Caio Mancha, que desviou de cabeça e a bola passou raspando a trave esquerda do goleiro João Gabriel. Aos 14, Marcos Ytalo cruzou para Caio Mancha cabecear perto do travessão.
As 43 minutos, a torcida afeana pediu pênalti quando Tom disputou a jogada dentro da área e a bola tocou no braço do zagueiro do Cianorte, mas o árbitro nãi apitou. Aos 45, a Ferroviária criou sua melhor chance no primeiro tempo quando Marcos Ytalo cruzou na área e Tom cabeceou de frente para o gol, mas o goleiro João Gabriel se esticou para espalmar. No rebote, Caio Mancha finalizou e exigiu outra boa defesa do goleiro.
No segundo tempo, a Locomotiva levou perigo aos 6 minutos, quando Felipe Ferreira cobrou escanteio na segunda trave e Elton cabeceou para esbarrar em outra boa intervenção do goleiro. Na sequência, Thomas Anderson arriscou de fora da área e obrigou o goleiro afeano Gabriel Leite a espalmar em seu canto esquerdo.
Aos 10, Felipe Ferreira fez o cruzamento e Caio Mancha cabeceou firme no canto direito do goleiro, que conseguiu espalmar, para desespero da torcida afeana. Aos 13, Felipe Ferreira fez outra boa jogada pela direita e lançou na área para Tom, que dominou e bateu para parar novamente em outra defesa de João Gabriel. Aos 29, Rodrigo Alves arriscou de fora da área e a bola passou raspando a trave direita do goleiro afeano Gabriel Leite.
O final do jogo foi de desespero para a Ferroviária, que pressionou até o último minuto, mas não conseguiu concluir. No último lance da partida, em cobrança de escanteio, o goleiro Gabriel Leite chegou a ir para a área para tentar o cabeceio, sem sucesso. Fim de jogo: 0 a 0.
FICHA TÉCNICA
FERROVIÁRIA 0 x 0 CIANORTE-PR
Local: Estádio da Fonte Luminosa, em Araraquara;
Data/Horário: Sábado, 19 de maio, 19h;
Arbitragem: Jonathan Antero Silva (RO), auxiliado por Márcia Bezerra Lopes Caetano (RO) e Valdebranio da Silva (RO);
Público: 521 pagantes;
Renda: R$ 5.795,00
Cartões amarelos: Arthur (Ferroviária); Fernandinho e Jovany (Cianorte);
FERROVIÁRIA – Gabriel Leite; Marcos Ytalo, Elton, Luan e Arthur; Higor Meritão (Elvis), Íkaro e Tom; Gilsinho (Tharlles), Felipe Ferreira (Lucas Douglas) e Caio Mancha. Técnico: Bruno Pivetti;
CIANORTE – João Gabriel; Gerônimo (Lucena), Montoya, Feliphe Gabriel e Arroyo (Rodrigo Alves); Jovany, Carrilho e Fernandinho; Thomas Anderson, Ferreira (Felipe Ramon) e Neto Costa. Técnico: Marcelo Caranhato.