Com a equipe completa, composta por 13 atletas, o ciclismo da Fundesport vai a Brotas, neste domingo (10), disputar a 5ª etapa da Copa São Paulo de Ciclismo. A meta é ter um bom desempenho na temporada, para, a exemplo de 2017, buscar as primeiras colocações nesta competição e em outras disputas.
De acordo com o treinador e atleta Sênior da equipe, João Mantovani, a expectativa é bastante positiva também para essa etapa da Copa, apesar do desfalque do atleta Felipe Ronzani, da categoria Júnior, que desde o início deste mês passou a integrar a equipe de Ribeirão Preto.
“Vamos lutar pelo Sérgio Rei (também da categoria Júnior) manter a liderança, que ele conquistou na última etapa (no final de abril, em Miguelópolis). Lutaremos também para os demais atletas da equipe melhorar a classificação no ranking”, destaca Mantovani.
Ainda de acordo com o treinador, é comum jovens das categorias de base se destacar nas provas e serem chamados para equipes maiores no ciclismo. “Mas já temos na equipe o Rafael Oliveira, o Dédinha, no lugar do Felipe, que também tem bastante potencial”, acrescenta.
Segundo a Federação Paulista de Ciclismo (FPF), são esperados em Brotas cerca de 180 ciclistas e 25 equipes neste domingo, além dos ciclistas avulsos, federados e não-federados e categorias iniciantes extraoficiais. As disputas se darão em um circuito asfaltado de 2,8 Km por volta, em meio a trechos planos, subidas e descidas.
Bom começo
Vale destacar que nas etapas anteriores da Copa São Paulo desta temporada, o ciclismo da Fundesport obteve três primeiros lugares em Miguelópolis, em 29 de abril, durante a 4ª etapa. Também foram conquistadas uma segunda colocação e duas terceiras, além de pontos com atletas que não estiveram no pódio, mas somaram para a equipe no geral.
A Fundesport também obteve três pódios em Aramina, em 8 de abril, na 3ª etapa da Copa São Paulo; quatro em Bauru, em 11 de março, durante a 2ª etapa; e outros dois em Matão, na abertura da temporada, em 25 de fevereiro.
Para João Mantovani, os bons números deste ano podem colocar o ciclismo da Fundesport em destaque nesta temporada, da mesma forma que em 2017, quando obteve um dos melhores resultados de Araraquara dos últimos anos conquistando o 2º lugar na classificação geral da Copa São Paulo.
Além do apoio da Prefeitura, a equipe agora conta com apoio também das empresas MK2 Sports, LIV Centro de Treinamento e ERT Uniformes.