O Território da Arte de Araraquara, nesta segunda-feira, 11 de junho, traz duas atividades de caráter educativo em sua programação: a palestra do artista e pesquisador Diogo de Moraes e a oficina/residência artística de Cláudio Caropreso.
A palestra do artista e pesquisador Diogo de Moraes – que apresenta a exposição "Diário do busão: visitas escolares a instituições artísticas" na Casa da Cultura, às 15 horas – abordará os principais aspectos e critérios de sua investigação., tendo foco nos educadores e interessados em geral.
O conteúdo de "Diário do busão" vem do contato de Digo de Moraes com estudantes da rede pública do ensino, durante visitas a instituições de arte na cidade de São Paulo. O artista se "infiltra" em ônibus que conduzem turmas de estudantes da rede pública para visitas à instituições de arte.
Diogo de Moraes registra e traduz suas impressões, inspirando-se no modelo do "diário de classe", ferramenta normativa da rotina escolar. A observação revela, por exemplo, códigos internos de comunicação entre os adolescentes, desvios semânticos, profanações comportamentais e gestos oposicionais.
O resultado pode ser conferido em "laudas" na exposição, que mostram parte da pesquisa de Diogo, realizada durante o acompanhamento de sete diferentes visitas. Na Casa da Cultura estará exposta parte desse material – as visitas ao Instituto Tomie Ohtake, à 32ª Bienal de São Paulo, ao MIS – Museu da Imagem e do Som e à Pinacoteca do Estado de São Paulo.
Também na segunda têm início as oficinas para acompanhamento da residência artística do arquiteto Cláudio Caropreso e sua "Gráfica Ordinária", destacando a arte da xilogravura e o lambe-lambe.
Caropreso abordará o seu processo de produção, passando pela decupagem, colagem, desenho, escultura da matriz e finalmente impressão. As oficinas serão realizadas na Casa da Cultura: na segunda e quarta-feira acontecem pela manhã, das 9 às 12 horas, enquanto na terça-feira será a partir das 19 horas.
Vale destacar que "Gráfica Ordinária" é um projeto de residência de Caropreso, com estímulos extraídos do cotidiano do artista, que pesquisa a estratégia da publicidade, alimentada pela fotografia. A "sedução" e a promessa de satisfação ofertadas, que alimentam o desejo incessante da sociedade contemporânea de ter mais, são questionadas pelo artista. Assim, a ação propagandística dos cartazes e fotografias presentes na paisagem urbana são comentados com ironia em suas gravuras.
Neste ateliê aberto, Caropreso estará criando lambe-lambes que serão utilizados em uma intervenção pública e coletiva, em lugar a ser definido durante o processo de produção. Os inscritos nas oficinas poderão acompanhar toda a trajetória: da produção à instalação.
As atividades são gratuitas e abertas a todos interessados, tendo como foco: artistas, arte educadores e professores. Para a palestra não é necessária inscrição prévia, enquanto para a oficina é possível efetuá-la pelo fone 3333-1159, na Casa da Cultura Luís Antonio Martinez Corrêa – local onde esta programação acontece.
Serviço:
Território da Arte de Araraquara apresenta "Diário do busão: visitas escolares a instituições artísticas", com Diogo Moraes
Oficina de xilogravura "Gráfica Ordinária", com Cláudio Caropreso
Inscrições pelo fone: (16) 3333-1159
– Segunda-feira (11/06) – 9 horas
– Terça-feira (12/06) – 19 horas
– Quarta-feira (13/06) – 9 horas
Palestra – A experiência na composição do "Diário do busão"
Data: segunda-feira (11 de junho)
Horário: 15 horas
Local: Sala Jean Paul Sartre – Casa da Cultura (Rua São Bento, 909 – Centro)
Exposição "Diário do busão: visitas escolares a instituições artísticas"
Período: até 06 de julho
Local: Casa da Cultura Luís Antonio Martinez Corrêa (Rua São Bento, 909 – Centro)
Horário de visitação: de segunda à sexta-feira, das 9h30 às 21h; e aos sábados, das 9 às 13h30