Em partida antecipada da 20ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Santos deixou a zona de rebaixamento na noite desta quarta-feira (8) ao empatar com o Ceará por 1 a 1 no Presidente Vargas. Arthur abriu o placar para os donos da casa e Jean Mota deixou tudo igual aos 41 minutos do segundo tempo.
Sem ganhar há seis jogos no Brasileirão, o Santos chegou aos mesmos 18 pontos de Bahia (BA) e Chapecoense (SC), mas leva vantagem nos critérios de desempate e por isso aparece na 15ª colocação. Já o Ceará, que vinha de duas vitórias seguidas, subiu para o 18º lugar com 15 pontos.
Logo nos primeiros minutos, Arthur arriscou de fora da área e Vanderlei espalmou. No rebote, Calyson finalizou para mais uma defesa do goleiro santista. Empurrado pela torcida, o Ceará pressionava o adversário. Juninho Quixadá chutou e Vanderlei mandou para escanteio. Na sequência, o mesmo Quixadá acertou o travessão em chute de dentro da área.
A primeira finalização do Santos veio aos 27 minutos, quando Diego Pituca arriscou de fora da área e mandou por cima do travessão. O Ceará respondeu duas vezes com Arthur: na primeira a bola passou raspando a trave e depois Vanderlei espalmou com as pontas dos dedos para escanteio.
No início do segundo tempo, o goleiro Everson cobrou falta por cima da barreira e Vanderlei desviou com as pontas dos dedos para escanteio. Aos 15, Bruno Henrique recebeu nas costas de Fabinho e bateu para boa defesa de Everson.
O Ceará teve duas chances claras na sequência. Calyson desarmou Victor Ferraz dentro da área e bateu por cima. Aos 22, o meia chutou e Vanderlei fez a defesa.
O melhor ficou para o final. Os donos da casa abriram o placar aos 33 minutos. No contra-ataque, Arthur recebeu de Leandro Carvalho e bateu na saída do goleiro. O Santos empatou aos 41. Alison cruzou e Jean Mota completou de peito.
O Ceará volta a campo no sábado (11) contra o Atlético (PR) às 16h novamente no Presidente Vargas, enquanto o Santos enfrenta o Atlético (MG) às 11h do domingo (12) na Arena Independência. Os jogos são válidos pela 18ª rodada.