InícioEsporte+EsportesAraraquarense brilha na Prova Ciclística Anésio Argenton

Araraquarense brilha na Prova Ciclística Anésio Argenton

Lauro Chaman conquista o título da competição que comemora o aniversário de Araraquara

Araraquara recebeu no último domingo (19) a 7ª Etapa da Copa São Paulo de Ciclismo – Prova Ciclística 'Troféu Anésio Argenton' 2018, evento que integrou as comemorações de aniversário dos 201 anos da Morada do Sol (comemorados neste dia 22), onde viveu o maior ciclista brasileiro para provas de pista de todos os tempos, Anésio Argenton, considerado uma das maiores personalidades esportivas do município de Araraquara.

Argenton é dono da única medalha de ouro de Jogos Panamericanos do ciclismo brasileiro (em Chicago, 1959), duas participações olímpicas e detentor do melhor resultado do ciclismo nacional em Olimpíadas (5º colocado na prova de velocidade individual em Roma, 1960), além de vários títulos sulamericanos, entre eles o de Caracas na Venezuela em 1959, onde venceu o atual recordista mundial da Prova do Km contra o relógio, o venezuelano Antonio di Micheli, vários títulos brasileiros e vencedor de todos os Jogos Abertos que participou.

A prova acontece no município desde os anos 1950, como Prova Ciclística 22 de Agosto, mas foi a partir de 1998, ano em que Anésio Argenton recebeu o título de Cidadão Araraquarense, que foi incorporado a ela o nome 'Troféu Anésio Argenton', em uma iniciativa de Edmílson de Nola Sá, grande entusiasta da modalidade e também ex-vereador no município (falecido em 2014) e Alessandro Giannini (ex-técnico da equipe de Araraquara e hoje comissário da Federação Paulista de Ciclismo), como justa homenagem a Argenton, falecido em 2011, aos 80 anos de idade.  

Em 2001, a prova aconteceu pela primeira vez como válida para o ranking nacional da Confederação Brasileira de Ciclismo-CBC, e a partir de 2009, integrando a Copa São Paulo de Ciclismo, tendo sido realizada por cinco anos consecutivos na cidade e  válida para o ranking nacional, em classe de pontuação 3 ou 4. Após uma interrupção de três anos sem ser realizada no município, a prova retornou o ano passado em grande estilo, e neste ano foi válida apenas para o ranking da Copa São Paulo de Ciclismo. No ano de 2014, por motivos alheios aos dos organizadores, a prova foi realizada no município de Matão.

O local das disputas foi o excelente circuito do Jardim Magnólias, entre os condomínios Tipuanas, um circuito predominantemente plano de 3 Km por volta e excelente asfalto, que recebeu os cerca de 150 ciclistas de todo o Estado de São Paulo e também de outras localidades do país para a disputa das 12 categorias oficiais, divididas por idade e critério técnico, além de 2 categorias iniciantes extraoficiais, aberta para a população de Araraquara e região com qualquer tipo de bicicleta.

A prova contou com a realização da Prefeitura Municipal de Araraquara, Fundesport, Secretaria Municipal de Esporte e Lazer e demais secretarias municipais envolvidas, com a organização da GT Eventos Esportivos/ Copa São Paulo de Ciclismo e a supervisão da Federação Paulista de Ciclismo, que tem o patrocínio da Soul Cycles e apoios gerais da Mu-Hu Bike Wear, roupas e uniformes para ciclismo e Água Mineral H2Ótima. Os apoios locais foram da Sucos Prat´s, Supermercado 14 e Restaurante e Choperia Tchê.

Familiares de Anésio Argenton (Filha Marisa, neta Débora e o marido Fernando) estiveram presentes e receberam justa homenagem.

E a principal categoria da Copa, a Elite Masculina, uma Prova de 54 Km percorrida em 1h21m22s, foi vencida pelo araraquarense Lauro César de Mouro Chaman, ciclista profissional da equipe Funvic/ São José dos Campos-SP, escapado com duas voltas de vantagem sobre os demais concorrentes, seguido de Luís Augusto Gagliardi Machioli (MK2/ Liv/ Fundesport/ Araraquara) e de Igor Teodoro Molina (Clube de Ciclismo), também de São José dos Campos.

Lauro Chaman, que é formado na Copa São Paulo de Ciclismo e hoje um dos principais ciclistas paralímpicos do mundo, venceu a prova em sua cidade pela primeira vez, escrevendo seu nome na história da corrida que já teve os maiores nomes do ciclismo brasileiro como protagonistas.  Lauro Chaman é o atual Campeão Mundial de Paraciclismo de estrada e de Pista (prova do Scracht), além de campeão brasileiro de pista, duas medalhas paraolímpicas nas Olimpíadas do Rio em 2016 e é o atual campeão da Copa São Paulo de Ciclismo 2017, sendo também o líder desse ano.

A prova foi marcada pelo elevado nível técnico, onde os ciclistas não mediram esforços para apresentar um espetáculo de pedal, com várias fugas em algumas categorias durante a Prova, algumas se concretizando até o final. Como o caso da categoria Sênior B (40 a 49 anos), vencida com propriedade pelo também araraquarense Douglas Fernando Alves (SECEL/ Tropi Açaí/ NCA Congelados/ Monte Alto-SP), numa prova de 33 Km percorrida em 1h 01m 12s, seguido de Márcio Paes da Silva (SEME/ Santa Bárbara D´Oeste-SP) e de Lauro Linhares França de Melo (Ciclismo Itatinga/ Infomix/ Netmix/ Itatinga-SP), respectivamente, segundo e terceiro colocados.

Outros destaques araraquarenses conquistaram o primeiro lugar no pódio, como na categoria Sênior A (30 a 39 anos), com Marcelo Ambrosio Paschoalino (equipe SMELT/ Fecomércio/ Matão-SP), seguido de Vagner Roberto dos Santos (SMEL/ Boi Gordo/ Planeta Bike/ ASC/ Sertãozinho-SP), segundo colocado e Santiago dos Santos Rissi, também da equipe de Matão, terceiro colocado em uma prova de 1h 01m 59s e 36 Km percorridos. Também na categoria Júnior Masculino, vitória para o ciclista local Felipe Ap. Brito Ronzani (São Francisco Saúde/ Powerade/ SME/ Ribeirão Preto), numa prova de 30 Km percorrida em 46m 32s, seguido de seus colegas de equipe Marcos Levy Nascimento da Matta e de Matheus Máximo dos Reis, segundo e terceiro colocados na prova.

Outro ciclista local que subiu no degrau mais alto do pódio foi Luciano Antônio de Souza (Avulso/SP) na categoria Mountain Bike, vencendo a prova de 24 Km percorridos em 51m 11s, seguido de Douglas Berloche, da equipe SME/ Academia Estação Boa Forma/ Space Seguros/ Master Result, de Serrana-SP  e de Ricardo Gomes Ferreira de Lima (DME/ Barra Bonita-SP), segundo e terceiro colocados. Com essa classificação, Douglas Berloche assume a liderança dessa categoria.
 
A equipe campeã geral da 7ª Etapa da Copa São Paulo de Ciclismo – Prova Ciclística “Troféu Anésio Argenton” 2018 em Araraquara foi a São Francisco Saúde/ Powerade/ SME/ Ribeirão Preto, com 108 pontos conquistados,  seguida da SEME/ Santa Bárbara D´Oeste, em segundo com 46 e da Ciclismo São Carlos/ Meta Ciclismo, com 44 pontos conquistados na etapa.

A próxima etapa da Copa São Paulo de Ciclismo (8ª etapa) será realizada no dia 2 de Setembro, na cidade de Buritizal-SP, região nordeste do Estado de São Paulo.

 

 

Notícias relacionadas

Mais lidas