Um pedido assinado pelo Promotor Raul de Mello Franco junto com o Promotor Eleitoral Marcel Zanin Bombardi, solicitando a impugnação da candidatura do ex-prefeito Marcelo Fortes Barbieri ao Senado Federal, foi acatada pelo MPF (Ministério Público Federal).
Em despacho, o Ministério Público ressalta que Marcelo Fortes Barbieri foi condenado por improbidade administrativa dolosa, danos ao erário público e enriquecimento ilícito de terceiros. A pena acumulada nas duas condenações soma um total de 10 anos de suspensão dos seus direitos políticos e já foi julgado em segunda instância.
O caso agora será apreciado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), que já notificou os advogados do candidato.
O advogado Delorges Mano, que trabalha na defesa do ex-prefeito, informou que Marcelo Fortes Barbieri é um candidato ficha limpa e que não há nada que o desabone. Mano relatou ainda que tudo será contestado no momento oportuno. “As condenações citadas foram suspensas pela justiça, sendo assim, o candidato não possui nenhuma condenação civil ou criminal”, declarou.
Marcelo Barbieri foi deputado federal e prefeito de Araraquara por oito anos (2009-2012/2013-2016). Foi lançado como candidato ao Senado pelo MDB após a desistência da senadora Marta Suplicy, que anunciou a desfiliação do partido no mês passado.