Está chegando a hora: o maestro João Carlos Martins e a Bachiana Filarmônica Sesi-SP se apresentarão no próximo dia 23 de novembro, uma sexta-feira, às 20h, na parte externa do Cear (Centro de Eventos de Araraquara e Região). E o melhor: é de graça. É só comparecer no local e no horário, sem precisar retirar ingressos.
O concerto, uma parceria entre a Prefeitura e o Sesi (Serviço Social da Indústria), terá clássicos de Beethoven, Bach, The Beatles, Queen e do compositor brasileiro Adoniran Barbosa (veja abaixo o repertório).
João Carlos Martins e parte da Bachiana Filarmônica também estiveram na cidade em 2017, em meio às comemorações do aniversário dos 200 anos de Araraquara. O sucesso foi tanto que a apresentação lotou o Centro Internacional de Convenção e centenas de pessoas precisaram acompanhar na parte externa, em telões.
"É um espetáculo imperdível, gratuito e, dessa vez, sem limitação de público. Tínhamos marcado para maio, mas todos se lembram que, por conta da greve dos caminhoneiros, tivemos que adiar. Agora, o Sesi confirma a apresentação para o próximo dia 23 de novembro e eu só tenho a agradecer", diz o prefeito Edinho.
O diretor do Sesi Araraquara, Alexandre Minghin, destacou que dessa vez o maestro vem com a Bachiana Filarmônica completa, com 21 músicos. "É um presente para Araraquara, que teve que ser adiado, mas que agora nós conseguimos encaixar na agenda do maestro", disse Minghin.
A entrada é gratuita, mas pode ser solidária. Quem quiser pode doar, no dia do espetáculo, um quilo de alimento a ser recolhido pelo Fundo Social de Solidariedade e distribuído às entidades de Araraquara.
A apresentação
Do clássico ao rock, o repertório promete emocionar o público com a interpretação singular da filarmônica para canções de Beethoven, Bach, Mozart, Adoniran Barbosa, The Beatles e Queen. Mais do que uma apresentação, trata-se de um encontro entre os ouvintes e os músicos da orquestra. Ao longo do espetáculo, o maestro interage com a plateia e, em um momento especial, assume o piano e relembra sua trajetória como concertista.
Mantida pelo Sesi e sob a direção do maestro João Carlos Martins, a Bachiana Filarmônica representa ação relevante no apoio à música erudita e ao desenvolvimento de seus integrantes. As apresentações abrangem desde o interior do Estado, periferias das grandes cidades, até renomados teatros, difundindo e valorizando a música clássica de alta qualidade técnica e artística.
João Carlos Martins é considerado um dos maiores intérpretes de Johann Sebastian Bach (1685-1750) e atingiu um patamar raramente alcançado por outros músicos brasileiros no século XX. Um dos pontos altos de sua carreira foi a gravação da obra completa para teclado desse gênio da música. Logo após, devido a problemas físicos, teve que abandonar a carreira de pianista, canalizando sua paixão para a regência.
Repertório:
JOHANN SEBASTIAN BACH – Jesus Alegria dos Homens
L.V.BEETHOVEN – As Criaturas de Prometheus
LUDWIG VAN BEETHOVEN – Concerto nº 5 "Imperador" (2º mov)
LUDWIG VAN BEETHOVEN – Sinfonia nº 5 (4º mov)
W.A.MOZART – Concerto para Piano nº 21 (2º mov)
THE BEATLES – Yesterday
FREDDIE MERCURY – Love of my life
ENNIO MORRICONE – A Missão / Cine Paradiso
ASTOR PIAZZOLA – Libertango
ADONIRAN BARBOSA – Trem das Onze
Serviço:
Bachiana Filarmônica Sesi-SP, com regência de João Carlos Martins
Data: 23 de novembro (sexta-feira)
Horário: 20h
Local: Área externa do Cear, em frente ao Centro Internacional de Convenção (Rua Ivo Magnani, 430)
Gratuito (não é necessária retirada de ingressos antecipadamente)