InícioCulturaViolino popular brasileiro

Violino popular brasileiro

Ricardo Herz, que reinventou o violino brasileiro, se apresenta em Araraquara

Acompanhado dos músicos Gian Correa (violão 7 cordas), Henrique Araujo (cavaquinho e bandolim) e Rafael Toledo (percussão), o violinista Ricardo Herz se apresenta no Sesc Araraquara nesta sexta-feira (23), às 20 horas, compondo a programação do Projeto “De onde vem esse choro?”.

Ricardo Herz reinventou o violino brasileiro. Com a influência de Dominguinhos, Luiz Gonzaga, Egberto Gismonti, Jacob do Bandolim entre outros, o violinista mistura ritmos brasileiros, africanos e o sentido de improvisação do jazz. Sua técnica leva ao instrumento o resfolego da sanfona, o ronco da rabeca e as belas melodias do choro tradicional e moderno.

Graduado em violino erudito pela USP, sua sólida formação começou aos 6 anos, tendo passado pela escola Fukuda em São Paulo. Estudou na renomada Berklee College of Music, nos Estados Unidos, e no Centre des Musiques Didier Lockwood, escola do violinista francês, uma lenda do violino jazz. De volta ao Brasil desde 2010, Herz tem participado de muitos projetos e colaborado com músicos e se apresentando como solista com orquestras de todo o país, como Yamandú Costa, Dominguinhos, Nelson Ayres, Proveta, Orquestra Jazz Sinfônica, Orquestra Sinfonica de João Pessoa, Orquestra Municipal de Jundiaí, Grupos de Referência do Projeto Guri, Orquestra Filarmônica de Violas, Orquestra Breusil entre outros.

Gravou diversos CDs em duo: com o vibrafonista, multi-instrumentista e compositor mineiro Antonio Loureiro, com o gaúcho Samuca do Acordeon e com o pianista, maestro e arranjador Nelson Ayres. Ainda este ano, Ricardo lançou seu álbum em duo com Yamandú Costa. O artista também tem dedicado parte de seu tempo no ensino e difusão do violino popular, tendo ministrado diversos cursos em festivais e recentemente lançou o primeiro método online de violino popular brasileiro.

 

Serviço

Show Ricardo Herz e o Novo Choro Paulista

Dia: 23/11, sexta-feira

Horário: 20h

Local: Garimpo

Classificação: Livre

Grátis

 

Notícias relacionadas

Mais lidas