InícioCulturaBienal Internacional da Gravura começa nesta sexta-feira (dia 30)

Bienal Internacional da Gravura começa nesta sexta-feira (dia 30)

Obras do patrono Lívio Abramo e de artistas convidados estão na programação

Nesta sexta-feira, 30 de novembro, será realizada a abertura da 5ª Bienal Internacional da Gravura Lívio Abramo. O evento, realizado pela Secretaria Municipal da Cultura e Fundart, será realizado na Casa da Cultura Luís Antonio Martinez Corrêa, às 19 horas, aberto a todos interessados.

"Esta é uma das mais antigas e importantes manifestações culturais da humanidade, e carrega a tradução de inquietudes, questionamentos e reflexões que irradiam sua importância artística, cultural, histórica, social e política para além das molduras e catálogos em que são expostas", aponta o prefeito Edinho Silva. Para ele, realizar mais uma edição da Bienal Internacional de Gravura Lívio Abramo reforça seu compromisso de democratização da cultura, estendendo a todos a oportunidade do conhecimento e do contato direto com todas as formas de produção de arte.

A edição de 2018 da Bienal Internacional da Gravura Lívio Abramo reúne obras de 74 artistas convidados, oriundos de 12 países: Brasil, Paraguai, México, Rússia, Argentina, Itália, Índia, Espanha, Venezuela, Cuba, Japão e França. "As obras que compõem esta Bienal são uma resposta contundente à credibilidade conquistada pela cidade, por meio de uma gestão cultural democrática e transparente, cujos objetivos estão focados na difusão da arte e valorização dos artistas. São gravuras que nos chegaram de todo o Brasil e de diversos países do mundo, em um movimento uníssono de apoio e enriquecimento ao evento", lembra a secretária municipal da Cultura, Teresa Telarolli.

Ainda, o público poderá apreciar obras de Lívio Abramo, pertencentes ao acervo da Pinacoteca Mario Ybarra de Almeida, além de uma obra da artista homenageada Maria Bonomi. Vale destacar que Maria Bonomi trabalha como gravadora, escultora, pintora, muralista, curadora, figurinista, cenógrafa e professora. Com um currículo impecável, A artista iniciou-se na gravura com o araraquarense Lívio Abramo, em 1954, sendo muito próxima do artista da Morada do Sol. Vale lembrar que Lívio, um trotskista e militante sindical que tornou-se membro da Oposição de Esquerda Internacional no Brasil, foi exilado, passando no período, o seu ateliê aos cuidados da amiga Maria Bonomi. Depois, em 1960, em São Paulo, Maria Bonomi fundou o Estúdio Gravura, com Lívio Abramo, de quem foi assistente até 1964. Não se pode falar da história da Gravura no Brasil, sem abordar Maria Bonomi e Lívio Abramo.

Desde o início de sua carreira, na década de 1950, Maria Bonomi ocupa espaços urbanos, investindo em aproximar-se do público, sempre ultrapassando os limites do academicismo e contextualizando sua criação como expressão social. "Maria Bonomi coroa esta edição da Bienal. Grande nome da gravura brasileira, com reconhecimento internacional, será nossa homenageada nesta edição. Discípula de Lívio Abramo, Maria Bonomi ultrapassou fronteiras e construiu uma trajetória tão eclética quanto admirável", conta Teresa.

 

Atividades – A abertura da Bienal nesta sexta contará com um bate-papo com André de Miranda, artista plástico e gravador que foi aluno de Lívio Abramo. Também, o Coral Lysanias de Oliveira Campos, com regência de Jefferson Scherrer, traz um grupo de vozes para abrilhantar o evento.

A Bienal da Gravura tem curadoria da arte-educadora Rita Michellutti, funcionária da Pinacoteca Municipal Mário Ybarra de Almeida. "Reunimos importantes e artistas do Brasil e d omundo, apresentando um compêndio inédito de arte impressa que aponta para a diversidade de sua produção em múltiplas culturas, procurando evidenciar a potência estética e a pluralidade do pensamento humano em diferentes contextos, sob a expressão artística à qual Lívio Abramo se dedicou por toda sua vida", conta a curadora.

Rita informa que as exposições poderão ser conferidas na própria Casa da Cultura e os grupos interessados poderão agendar visitas monitoradas. "A agenda segue até o dia 31 de janeiro e, vale destacar que, a programação desta edição apresenta atividades educativas bastante diversificadas, a fim de motivar artistas e interessados em arte em geral".

Uma das atividades é uma oficina que propõe uma vivência para a elaboração de cartazes por meio de serigrafia. É "A cidade em cartaz", com orientação de Augusto Sampaio, artista plástico e educador que realizou interferências urbanas e projetos colaborativos em cidades no Brasil e no exterior (Bélgica, Holanda, Polônia e Inglaterra). Entre seus projetos educativos destaca-se a Ação Educativa Extramuros da Pinacoteca.

"A cidade em cartaz" será realizada na Casa da Cultura Luís Antonio Martinez Corrêa, nos dias 08 de dezembro, 12 de janeiro e 19 de janeiro, das 9h30 às 12h30. As inscrições já podem ser realizadas na Casa da Cultura, para maiores de 16 anos. São 15 vagas em cada uma das turmas.

Já a prática de experimentação da técnica do linóleo poderá ser efetuada na oficina "Introdução à técnica do linóleo", com Silvia Ruiz, artista visual, produtora cultural e educadora, pós-graduada em Arte, Crítica e Curadoria. A oficina será realizada na Casa da Cultura, nos dias 10, 11 e 12 de dezembro (dia 10, das 14h30 às 17h30; dia 11, das 19h às 21h; e dia 12, das 9h30 às 12h30). São 20 vagas em cada turma, para maiores de 13 anos, as inscrições estão abertas na Casa da Cultura.

No dia 13 de dezembro, o artista, arquiteto e urbanista Luciano Ogura conduz duas atividades na Bienal: às 10 horas na Praça da Esplanada das Rosas (Praça da Prefeitura Municipal) e às 15 horas no Sesc Araraquara. Luciano Ogura realiza uma apresentação livre sobre a técnica da xilogravura, com seu histórico e exemplos de gravuras. Também, assuntos diversos sobre o tema devem ser abordados, como, por exemplo, o modo correto de manuseio das ferramentas ou a descoberta de qualidades individuais de expressões por meio da xilogravura. A recomendação etária é para maiores de 12 anos – são 20 vagas e as inscrições devem ser feitas no local.

E em mais xilogravura com a Oficina "Xilo móvel" – nesta oficina os participantes recebem informações breves sobre a técnica e a origem da xilogravura. Partindo de seus próprios desenhos, os participantes gravam uma matriz de MDF e fazem a impressão de cópias em papéis de diferentes gramaturas. Vale lembrar que o Xilo móvel é um atelier itinerante, equipado com todo material necessário para a prática da xilogravura.

O Xilo móvel contará com a participação dos artistas Luciana Bertarelli, Marcio Elias e Simone Peixoto. A atividade acontece na Praça Scalamandré Sobrinho, no dia 27 de janeiro, às 14 horas. As inscrições poderão ser feitas no local. São 25 vagas para maiores de 12 anos.

 

Programação:

 

– 30/11, às 19h: Abertura (Coral Lysanias + bate-papo com André de Miranda (artista plástico e gravador – aluno do Lívio Abramo)

Local: Casa da Cultura Luís Antonio Martinez Corrêa (Rua São Bento, 909 – Centro)

 

– 08/12, das 9h30 às 12h30: oficina "A cidade em cartaz", com orientação de Augusto Sampaio

Local: Casa da Cultura Luís Antonio Martinez Corrêa (Rua São Bento, 909 – Centro)

 

– 10/12, das 14h30 às 17h30: "Introdução à técnica do linóleo", com Silvia Ruiz

Local: Casa da Cultura Luís Antonio Martinez Corrêa (Rua São Bento, 909 – Centro)

 

– 11/12, das 19h às 21h: "Introdução à técnica do linóleo", com Silvia Ruiz

Local: Casa da Cultura Luís Antonio Martinez Corrêa (Rua São Bento, 909 – Centro)

 

– 12/12, das 9h30 às 12h30: "Introdução à técnica do linóleo", com Silvia Ruiz

Local: Casa da Cultura Luís Antonio Martinez Corrêa (Rua São Bento, 909 – Centro)

 

– 12/01, das 9h30 às 12h30: oficina "A cidade em cartaz", com orientação de Augusto Sampaio

Local: Casa da Cultura Luís Antonio Martinez Corrêa (Rua São Bento, 909 – Centro)

 

– 13/01, das 10h às 13h: Xilogravura com Luciano Ogura

Local: Praça Esplanada das Rosas (em frente ao Palacete das Rosas/ Praça da Prefeitura Municipal – Rua São Bento, 840 – Centro)

 

– 13/01, das 15h às 18h: Xilogravura com Luciano Ogura

Local: Sesc Araraquara/ Sala de Oficinas da Exposição (Rua Castro Alves, 1315 – Quitandinha)

 

– 19/01, das 9h30 às 12h30: oficina "A cidade em cartaz", com orientação de Augusto Sampaio

Local: Casa da Cultura Luís Antonio Martinez Corrêa (Rua São Bento, 909 – Centro)

 

– 27/01, 14h: Oficina de xilogravura "Xilo móvel"

Local: Praça Scalamandré Sobrinho (Rua Mauro Pinheiro, s/nº – Vila Ferroviária)

 

· Inscrições gratuitas abertas

 

Notícias relacionadas

Mais lidas