As atividades físicas e esportivas como espaço de melhoria das relações sociais. Foi a partir desta proposta que as 39 unidades do Sesc SP elaboraram as cerca de 1800 atividades da 24ª edição do projeto Sesc Verão. Entre os dias 05 de janeiro e 05 de março a população da capital, Grande São Paulo, interior e litoral terá à disposição uma programação diversificada e inteiramente gratuita.
O objetivo desta edição é promover a inserção da prática físico-esportiva no cotidiano da população, explorando aspectos ligados às relações coletivas presentes nas práticas corporais. Para tanto, o público terá à disposição uma variada seleção de atividades, em que poderá ter contato com importantes nomes do esporte nacional, participar de aulas abertas, assistir a apresentações esportivas, exposições, encontros e torneios, além desfrutar de momentos de lazer e cultura.
O diretor do Sesc São Paulo, Danilo Santos de Miranda, afirma que “ao lançar o olhar para as atividades físico-esportivas como meio para a melhoria das relações sociais, o Sesc Verão reforça a ação institucional em promover e valorizar o convívio de todos os públicos, além de destacar a potência do esporte para o estímulo do bem-estar – individual e coletivo – e a melhoria da qualidade de vida, premissas do Sesc”.
Interação e Convívio
O Sesc Verão 2019 convida o público ao engajamento, ao convívio e à atenção para a coletividade como elementos fundamentais para a adesão às atividades físicas no dia a dia para o combate ao sedentarismo. A partir do eixo temático, a programação desta edição pretende aguçar os relacionamentos que derivam das interações no universo das práticas físico-esportivas, sejam elas as interações entre pessoas, instituições ou com o meio em que estão inseridas.
“Nesta edição, destacamos as relações sociais originadas e presentes nas mais diversas atividades físico-esportivas, entendendo-as como um dos aspectos mais impulsionadores para a inserção de tais atividades no cotidiano da população”, afirma Maria Luiza Souza Dias, gerente de Desenvolvimento Físico-Esportivo do Sesc São Paulo.
Interior e Litoral
Neste evento, que tradicionalmente abre o calendário de programação do Sesc São Paulo, as unidades do interior e litoralrecebem milhares de pessoas ao longo dos dois meses do Sesc Verão, motivadas por diferentes atividades e modalidades esportivas especialmente criadaspara a ocasião, permitindo a prática, o lazer e o convívio social.
SESC VERÃO 2019
De 5 de janeiro a 5 de março, em todas as unidades do Sesc São Paulo
Programação completa no portal: www.sescsp.org.br/sescverao
ABERTURA
Dias 5 e 6, sábado e domingo, das 9h30 às 18h
Atividades gratuitas ao longo dos dois dias, em diversos espaços do Sesc.
VIVÊNCIAS
Dias 5 e 6, sábado e domingo
10h às 18h
Patinete – Ginásio / Quadra 2
Engrenagens Aquáticas – Parque Aquático
Patinação – Convivência
Praça Corpo & Movimento – Salas de MU2, 3, e 4 (até 17h30)
Escalada Esportiva – Parede de Escalada
11h30 às 13h – Práticas Aquáticas /Parque Aquático
15h às 15h30 – Hidrorecreativa/ Parque Aquático
AULAS ESPECIAIS
Dia 5, sábado, das 15h às 18h.
Capoeira – Ginásio / Quadra 1.
Dia 6, domingo, das 10h às 11h.
Pilates de Solo – Sala de Expressão Corporal.
APRESENTAÇÕES
Patinação com Júlia Origuella.
Campeã sulamericanamini grupo de show – 2017, e vice-campeã brasileira de Figuras e Livre – 2017. Quarta colocada no mundial de mini grupo de show, 2017.
Dia 6, domingo, das 13h às 14h. Convivência.
• PROGRAMAÇÃO AO LONGO DO MÊS
Manhãs de Verão
Caiaque, Stand UpPaddle, Biribol, Pólo e brincadeiras aquáticas com monitoria para toda a família. De 8/1 a 1/2, terça a sexta, das 10h30 às 11h30. Parque Aquático
SESC VERÃO NAS FÉRIAS
Para crianças de 6 a 12 anos
Inscrições:
Dias 9, 10, quarta e quinta, das 14h às 19h – Credencial Plena
Dia 11, sexta, das 14h às 19h – Credencial Atividade
É fundamental a presença da criança no momento da inscrição.
300 vagas I Grátis
SEMANA 1 – De 15 a 18, terça a sexta, das 14h às 15h30 e das 16h às 17h30
Patinação, Ginástica de Solo, Badminton, Quadribol, Beisebol, Malha e Boliche, RopeSkipping (Pular corda), Boxe, Danças Circulares e Nado Sincronizado
SEMANA 2 – De 22 a 25, terça a sexta, das 14h às 15h30 e das 16h às 17h30
BMX Freestyle, Shuffleboard,adrez, Judô, Goalbol, Corfebol, Tênis de Mesa, Malabares, Jogos de Invasão, Práticas Aquáticas
Patinada e Caminhada
A pé ou de patins o objetivo deste encontro é explorar o entorno do tradicional ginásio de esportes Castelo Branco, o Gigantão, incentivando a prática destas atividades físicas num percurso plano e bastante favorável a elas.
Dia 27, domingo, 9h. No Gigantão.
APRESENTAÇÕES ESPORTIVAS
Patinação
Oito atletas se apresentam em grupo e solo e conversam com o público.
Com o Grupo Inforzato de Patinação Artística.
Dia 13, domingo, das 13h às 14h
Nado Sincronizado
Com a dupla Angélica Gregório de Souza e Camila Brandão Lazzarini, campeãs na Prova de Dueto Absoluto Nível A no 3º São Paulo Sincro Open de Nado Artístico.
Dia 16, quarta, das 17h30 às 18h30
Patinação
Com a atleta Bianca Cortez Amexeiro, campeã sul-americana Mini grupo de show, terceiro lugar no Sul-americano de Livre, Campeã brasileira de Figuras e Livre (2017), atualmente é a sexta colocada no ranking mundial de Dança, 10ª no ranking mundial de Figuras e 11ª no ranking mundial de Livre.
Dia 20, domingo, das 13h às 14h
BMX Freestyle
Apresentações do esporte BMX Estilo Livre com manobras em solo plano e saltos em rampa, coreografia e interatividade com o público presente. Com o Grupo Paulo Charaba.
Dia 24, quinta, das 17h30 às 18h30
Convivência
Proezas Esportivas: América Latina de bicicleta
Atletas, ex-atletas, técnicos e jornalistas falarão sobre suas façanhas dentro do universo esportivo – atos heroicos, grandes superações e aventuras inesquecíveis – contextualizando-os com o cenário político e social do país. No mês de Janeiro, o fotógrafo Roberto Ambrósio Filho, o Beto Ambrósio, contará seu grande feito realizado com a ajuda de uma bicicleta. Em 2012 ele saiu pedalando de Araraquara até chegar ao México, percorrendo mais de 25.000 km e 17 países, em 2 anos e 8 meses de aventura. Tudo foi documentado através de fotografias e textos, o que gerou o livro “Fé Latina” que será exposto no dia do bate papo.
Dia 30, quarta, das 19h30 às 21h30