InícioEsporteFerroviária fala em “ameaça ao futebol do interior”

Ferroviária fala em “ameaça ao futebol do interior”

Clube critica Federação por jogo fora de casa mesmo com a liderança no grupo 8 da Copa São Paulo

A decisão da Federação Paulista de Futebol (FPF) de garantir o mando de campo do São Paulo em Araraquara no primeiro duelo da segunda-fase da Copa São Paulo provocou consternação da torcida araraquarense e da diretoria da Ferroviária.

A tabela da segunda fase da Copa São Paulo de Futebol Júnior foi divulgada logo após o empate por 2 x 2 entre Ferroviária e o tricolor paulista.  Segundo a agenda, a Ferroviária enfrentará o Velo Clube na próxima sexta-feira (11), às 19 horas, no Estádio Benito Agnelo Castellano, em Rio Claro. No mesmo dia, às 19h15, o Rio Claro atuará como mandante diante do São Paulo na Fonte Luminosa, em Araraquara.

Teoricamente, o líder deveria ser mantido na sede, assim como o Rio Claro, que foi líder do Grupo 8 e mesmo assim acabou remanejado para enfrentar o São Paulo em Araraquara. Assim, a liderança de nada valeu para a Locomotiva, que terá de atuar fora de casa contra o Velo, que foi vice-líder e mesmo assim terá a vantagem de jogar em seu estádio e com o apoio de sua torcida.

O regulamento da competição prevê que "as datas, horários e locais das partidas serão determinados pelo Departamento de Competições da Federação Paulista de Futebol, o qual poderá, a seu exclusivo critério, promover alterações que se façam necessárias, como por exemplo, para atender aos contratos com as emissoras de televisão, por determinação da Polícia Militar, e/ou por motivos de segurança". Mesmo assim, a diretoria da Ferroviária publicou nota em que afirma estar consternada com a decisão da Federação Paulista de Futebol – FPF de “subverter a lógica do critério técnico para escolha das praças dos jogos da segunda fase da competição. O futebol sai derrotado”, afirma o texto.

No texto, assinado pelo presidente Carlos Salmazo, o clube afirma que essa derrota é enorme desestímulo à competição e à continuidade do trabalho da instituição. “O trabalho sério, feito cotidianamente para a construção de um projeto para o desenvolvimento do futebol paulista é, nesse momento, duramente golpeado diante dos patrocinadores locais e do povo de Araraquara”.

O presidente declara que a liderança da Ferroviária no grupo foi conquistada através de muita dedicação e muito esforço  e que, por isso, “a medida retrata a iminente ameaça ao futebol do interior”. O clube conclui dizendo que, enquanto filiado da Federação Paulista de Futebol, “requer a revisão da designação da praça de jogo”.

Até a publicação dessa reportagem, no entanto, o calendário da FPF não havia sido alterado e a partida mantida para a sexta-feira (11), em Rio Claro.

 

Notícias relacionadas

Mais lidas