A Ferroviária se despediu da Copa São Paulo de Futebol Júnior 2019. Em jogo realizado na noite deste domingo (13) no Estádio da Fonte Luminosa, a Locomotiva foi derrotada pelo São Paulo por 2 a 0, com gols marcados por Gabriel Novaes e Fabinho, ambos no primeiro tempo.
Assim, a equipe araraquarense encerra sua campanha no maior torneio de base do futebol brasileiro. Antes do jogo deste domingo, a Ferroviária estreou com uma vitória por 3 a 0 sobre o Serra-ES, depois venceu o Holanda-AM por 6 a 0 e empatou com o São Paulo por 2 a 2. Na fase de mata-mata, eliminou o Velo com uma vitória nos pênaltis por 4 a 2 após empatar por 2 a 2 no tempo normal de jogo.
Já o São Paulo avança invicto na competição (antes do jogo deste domingo, acumulou vitórias por 7 a 2 sobre o Holanda-AM, 3 a 0 sobre o Serra-ES, empatou com a Ferroviária por 2 a 2 e eliminou o Rio Claro com um triunfo por 3 a 0). O Tricolor do técnico Orlando Ribeiro enfrentará agora o Mirassol, que neste domingo eliminou o Athlético-PR nos pênaltis por 4 a 2 após empate por 2 a 2 no tempo regulamentar.
O jogo válido pelas oitavas de final entre São Paulo e Mirassol será realizado na próxima terça-feira, 15 de janeiro, às 19h30, na Fonte Luminosa, em Araraquara.
O jogo
O jogo começou aberto e o São Paulo abriu o placar logo aos 8 minutos de jogo. Em cobrança de falta, Wellington cruzou na área para Gabriel Novaes, que cabeceou no chão para estufar a rede: 1 a 0.
Aos 20 minutos, o Tricolor ampliou quando Gabriel Novaes recebeu pelo lado direito da área e rolou rasteiro para Fabinho aparecer sozinho e tocar para o fundo do gol: 2 a 0.
Nos últimos minutos do primeiro tempo, o técnico araraquarense Leonardo Mendes reclamou de uma marcação errada da arbitragem e acabou expulso de campo.
O segundo tempo começou movimentado, com ambas as equipes buscando o ataque. Aos 23, o zagueiro Diego se desentendeu com o afeano Rafael após uma falta, deu uma cabeçada e acabou expulso de campo, deixando o São Paulo com um jogador a menos.
A Ferroviária tentou explorar a vantagem, mas o time visitante soube administrar com toque de bola, até que, aos 38, o afeano Juliano também acabou expulso após matar uma jogada de forma mais rígida. No final, a Locomotiva pressionou, mas não conseguiu criar uma oportunidade clara de gol e viu o São Paulo se classificar na Fonte Luminosa.