A árvore que atingiu um veículo HB20 e os quatro ocupantes da mesma família, na noite desta quarta-feira (16), na Rua Castro Alves, em Araraquara, estava condenada há vários anos, segundo moradores e comerciantes do entorno.
A reportagem do Portal Morada obteve acesso a diversos documentos oficiais solicitando a remoção de quatro árvores do canteiro central da rua, entre as avenidas Cristóvão Colombo e Bandeirantes, no bairro Santana.
Em 7 de julho de 2014, ainda na gestão anterior, um abaixo-assinado foi enviado ao Departamento Autônomo de Água e Esgoto (DAAE) solicitando a manutenção e poda das quatro árvores para, segundo os signatários do documento, “diminuir os riscos de danos, pois em dias de chuva e vento é frequente a queda de galhos”.
A solicitação não foi atendida e, em 5 de janeiro de 2016, com a troca de gestão, o vereador Jéferson Yashuda (PSDB), atendendo a pedido dos moradores, protocolou requerimento com a mesma solicitação. No dia 18 de junho de 2018, dois anos e meio depois do primeiro pedido, o mesmo parlamentar protocolou outro requerimento em que indicava ao prefeito municipal “a necessidade de entrar em entendimentos com o setor competente, no sentido de que seja procedida a retirada da árvore localizada no Canteiro Central da Rua Castro Alves, em frente ao número 2827, entre as Avenidas Cristóvão Colombo e Bandeirantes”.
As fotos anexadas pelos reclamantes mostravam que a base das árvores estava visivelmente comprometida. Das quatro apontadas nos requerimentos e abaixo-assinado, apenas uma foi removida. Na noite desta quarta-feira (16), durante mais uma forte chuva, uma árvore caiu e atingiu um veículo que passava pelo local. Dentro do carro, que tem placas de Descalvado, estavam o motorista de 43 anos, a mulher dele, de 41 anos, e dois filhos do casal, de 12 e 3 anos.
Apesar dos estragos no veículo, as vítimas foram retiradas sem ferimentos. O Corpo de Bombeiros foi acionado e efetuou a remoção da árvore.