O Ambulatório Veterinário do Pinheirinho, em Araraquara, administrado pela AAPA (Associação Araraquarense de Proteção Animal) oferece atendimento veterinário gratuito ou de baixo custo à população carente do município.
No entanto, diversas pessoas tiveram o atendimento negado pela unidade nas últimas semanas, mesmo apresentando os requisitos de baixa renda. Relatos enviados ao Portal Morada relataram que tiveram seus casos negligenciados pelo ambulatório. Num deles, um cãozinho com problema oftalmológico foi dispensado, sem qualquer orientação aos tutores.
Num caso mais grave, uma cadela em trabalho de parto há três dias teve o atendimento negado, e os filhotes morreram em sua barriga. A tutora, carente, só encontrou socorro numa clínica particular, que realizou o parto sem custo, mas já era tarde.
O terceiro caso recebido pelo Jornal da Morada foi de uma cadela com um grave tumor, com miíases. O tutor chegou a pedir que parcelassem a cirurgia da cadelinha, mas o pedido também foi negado.
Uma notícia postada no site oficial da Câmara de Araraquara nesta quinta-feira (17) informa que o local foi visitado pelo atual presidente da Câmara, o vereador Tenente Santana (MDB), que ouviu demandas e acompanhou o trabalho realizado no local, que presta serviços de baixo custo, como castrações e procedimentos. O vereador, no entanto, não tomou conhecimento sobre as recusas recentes revelados pela reportagem. A única constatação do parlamentar é que o local conta com três veterinários e estaria necessitando de mais um.
Apesar do cunho social do ambulatório, todos os denunciantes foram cobrados pelos procedimentos ou dispensados.