A Ferroviária estreou com derrota no Paulistão 2019. Em jogo realizado na tarde deste sábado (19) no Estádio da Vila Belmiro, em Santos, a Locomotiva perdeu para o Santos por 1 a 0. O time comandado pelo técnico Vinícius Munhoz se segurou até os 33 minutos do segundo tempo, quando Jean Mota marcou o único gol da partida.
O goleiro afeano Tadeu analisou o desempenho do time. "Sabíamos da dificuldade de enfrentar o Santos na Vila Belmiro, que é sempre muito difícil em qualquer situação. Faltou a gente ficar um pouco mais com a bola para chegarmos ao gol. Mas vejo com bons olhos essa estreia e temos muito a evoluir", explicou o camisa 1.
Com o resultado, a Locomotiva perde a chance de somar seus primeiros pontos no estadual. Na próxima rodada, a Ferroviária fará primeiro jogo em casa, onde reencontrará a torcida na Fonte Luminosa. O duelo será contra a Ponte Preta e está marcado para a próxima quarta-feira, 23 de janeiro, às 17 horas.
Primeiro tempo
Com um calor de 35 graus em Santos, o time da casa propôs o jogo no primeiro tempo e criou sua primeira chance de gol aos 11 minutos, quando Carlos Sanchez recebeu pelo lado direito do meio de campo e lançou na área para Yuri Alberto, que desviou de cabeça e viu a bola passar rente à trave direita de Tadeu.
Aos 14, o zagueiro afeano Elton aproveitou cruzamento em cobrança de falta e cabeceou perto do gol de Vanderlei. Dois minutos depois, Jean Mota acertou uma bomba de fora da área e a bola passou à esquerda da meta afeana. Aos 26, após cruzamento de Orinho, Felippe Cardoso cabeceou perto do gol.
O Santos ficou muito perto de abrir o placar no final da primeira etapa. Aos 40, Jean Mota voltou a arriscar de fora da área e obrigou Tadeu a fazer uma grande defesa em seu àngulo esquerdo. Aos 47, Jean Mota bateu falta frontal, Tadeu se esticou até o ângulo esquerdo e tocou na bola, que também explodiu no travessão antes de ir para fora.
Segundo tempo
A Ferroviária voltou para o segundo tempo com a mesma formação. A primeira oportunidade clara de gol foi do Santos e ocorreu aos 10 minutos, quando Sanches recebeu na entrada da área e bateu colocado, mas a bola passou perto da trave.
Mas o Santos abriu o placar aos 33, quando Copette recebeu pela esquerda e fez o cruzamento na área, onde Felippe Cardoso rolou para trás para Jean Mota, que encheu o pé para estufar a rede de Tadeu: 1 a 0.
A Ferroviária esboçou uma reação nos últimos minutos de jogo, mas não conseguiu igualar o marcador e sofreu sua primeira derrota no Paulistão 2019.
FICHA TÉCNICA
SANTOS 1 x 0 FERROVIÁRIA
Local: Estádio da Vila Belmiro, Santos;
Data/Horário: Sábado, 19 de janeiro, 17 horas;
Arbitragem: Vinícius Gonçalves Dias Araújo, auxiliado por Anderson de Moraes Coelho e Bruno Salgado Rizo;
Público: 8.616 pagantes;
Renda: R$: 252.135,00;
Cartões amarelos: Diego Pituca, Alison e Felippe Cardoso (Santos) e Elton e Rodrigão (Ferroviária);
Gols: Jean Mota (33’ do 2º T) para o Santos;
SANTOS – Vanderlei; Victor Ferraz, Luiz Felipe, Gustavo Henrique e Orinho; Alison, Diego Pituca (Copette), Jean Mota (Yuri Lima) e Carlos Sanchez; Felippe Cardoso e Yuri Alberto (Arthur Gomes). Técnico: Jorge Sampaoli.
FERROVIÁRIA – Tadeu, Diogo Mateus, Rayan (Rodrigão), Elton e Julinho (Arthur); PH, Tony e Fellipe Mateus; Felipe Ferreira (Uilliam), Maurinho e Lúcio Flávio. Técnico: Vinícius Munhoz.
Clique aqui para conferir a tabela completa
JOGOS DA FERROVIÁRIA
Sábado, 19 de janeiro, 17h
Santos 1 x 0 Ferroviária
Quarta-feira, 23 de janeiro, 17h
Ferroviária x Ponte Preta
Segunda-feira, 28 de janeiro, 20h
Botafogo x Ferroviária
Quinta-feira, 31 de janeiro, 21h
Ferroviária x Ituano
Segunda-feira, 4 de fevereiro, 20h
Ferroviária x Red Bull
Sexta-feira, 8 de fevereiro, 21h
São Bento x Ferroviária
Domingo, 17 de fevereiro, 17h
Ferroviária x Palmeiras
Segunda-feira, 25 de fevereiro, 19h
Ferroviária x Oeste
Sábado, 2 de março (a confirmar)
Guarani x Ferroviária
Domingo, 10 de março (a confirmar)
São Paulo x Ferroviária
Domingo, 17 de março (a confirmar)
Ferroviária x São Caetano
Quarta-feira, 20 de março (a confirmar)
Novorizontino x Ferroviária
GRUPOS DO PAULISTÃO 2019
Grupo A: Santos, São Caetano, Red Bull Brasil, Ponte Preta
Grupo B: Palmeiras, Novorizontino, São Bento, Guarani
Grupo C: Corinthians, Bragantino, Ferroviária, Mirassol
Grupo D: São Paulo, Botafogo de Ribeirão, Ituano, Oeste