Terminou sem gols o primeiro jogo em casa da Ferroviária na edição 2019 do Campeonato Paulista da Série A1. Em jogo realizado na tarde desta quarta-feira (23) no Estádio da Fonte Luminosa, em Araraquara, a Locomotiva ficou no 0 a 0 com a Ponte Preta pela segunda rodada do estadual. O jogo, no entanto, foi marcado por uma polêmica nos acréscimos da partida, quando o árbitro não marcou o pênalti para a Ferroviária em uma bola na mão dentro da área da Ponte Preta.
Com o resultado, a equipe comandada pelo técnico Vinícius Munhoz, que perdeu na estreia para o Santos por 1 a 0 na Vila Belmiro, somou seu primeiro ponto na competição e agora divide a vice-liderança do Grupo C com o Corinthians. Quem lidera o grupo é o Bragantino com 3 pontos e o Mirassol completa a chave, ainda sem pontuar. Os três concorrentes da Ferroviária ainda não atuaram na rodada.
Na próxima rodada, a terceira da primeira fase, a Ferroviária fará o clássico regional contra o Botafogo na segunda-feira, 28 de janeiro, no Estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto.
Primeiro tempo movimentado
A partida teve um início movimentado na Fonte Luminosa. Com um minuto de jogo, a Ferroviária errou passe no meio e Gerson Magrão arrancou, invadiu a área e tocou por cima do goleiro Tadeu, que viu a bola passar perto do travessão. Um minuto depois, foi a vez a Locomotiva assustar com Maurinho, que cortou seu marcador na entrada da área e bateu forte por cima do travessão.
Aos 17, a Ferroviária teve outra boa chance quando Lúcio Flavio recebeu na área e escorou para Fellipe Mateus, que finalizou e parou em uma defesa em dois tempos do goleiro Ivan. Aos 27, a defesa afeana afastou mal e Hugo Cabral passou na esquerda para Gerson Magrão, que bateu cruzado e acertou a trave esquerda de Tadeu.
Aos 32, em cobrança de falta pela esquerda, Diogo Mateus lançou a bola na área e Rayan desviou de cabeça, mas parou em uma grande defesa de Ivan, que se esticou para espalmar. Um minuto depois, Diogo Mateus cruzou pela direita na segunda trave, onde Lúcio Flávio cabeceou e acertou o pé da trave direita de Ivan.
Mas a melhor oportunidade do primeiro tempo foi da Ponte Preta. Aos 34, o time campineiro saiu em contra-ataque com Matheus Vargas, que passou na frente para Hugo Cabral. De frente para o gol, o atleta finalizou para fora, para alívio da torcida afeana. Aos 36, foi a vez do afeano Fellipe Mateus sair de frente com o goleiro, que conseguiu esticar a perna e fazer a defesa à queima-roupa.
Segundo tempo truncado e com polêmica
A etapa complementar começou truncada e a primeira chance clara de gol só aconteceu aos 15, quando Maurinho arranco em velocidade e bateu forte, mas viu a bola passar perto do gol. Aos 21, em cobrança de falta de longe, Diogo Mateus bateu forte e acertou a trave direita do goleiro Ivan.
Somente aos 42 minutos surgiu outra chance de gol da Ferroviária, quando Arthur foi até a linha de fundo e fez o cruzamento na área para Uilliam, que finalizou de primeira e aviu a bola bater na defesa, que impediu o gol. Aos 44, o pontepretano Matheus Oliveira arriscou de longe e a bola passou perto do gol de Tadeu.
Aos 45, em cobrança de falta frontal, Fellipe Mateus bateu falta e Tiago Real, na barreira dentro da área, interceptou com o braço e evitou que a bola fosse para o gol. O pênalti, no entanto, não foi marcado pela arbitragem, o que resultou em muita reclamação dos afeanos, que viram a partida terminar empatada.
FICHA TÉCNICA
FERROVIÁRIA 0 x 0 PONTE PRETA
Local: Estádio da Fonte Luminosa, Araraquara;
Data/Horário: Quarta-feira, 23 de janeiro, 17h;
Arbitragem: Leandro Bizzio Marinho, auxiliado por Daniel Luís Marques e Daniel Paulo Ziolli;
Público: 1.066 pagantes;
Renda: R$ 15.870,00;
Cartões amarelos: Lúcio Flávio, PH e Higor Meritão (Ferroviária); Thalles, Reginaldo e Luís Ricardo (Ponte Preta);
FERROVIÁRIA – Tadeu, Diogo Mateus, Rayan, Rodrigão e Arthur; PH, Tony (Higor Meritão) e Fellipe Mateus; Felipe Ferreira (Diego Gonçalves), Maurinho e Lúcio Flávio (Uilliam). Técnico: Vinícius Munhoz.
PONTE PRETA – Ivan; Luís Ricardo, Reginaldo, Renan Fonseca e Giovanni; Nathan, André Castro, Gerson Magrão (Matheus Oliveira) e Matheus Vargas (Tiago Real); Hugo Cabral (Dudu) e Thalles. Treinador: Mazola Júnior.
Clique aqui para conferir a tabela completa
JOGOS DA FERROVIÁRIA
Sábado, 19 de janeiro, 17h
Santos 1 x 0 Ferroviária
Quarta-feira, 23 de janeiro, 17h
Ferroviária 0 x 0 Ponte Preta
Segunda-feira, 28 de janeiro, 20h
Botafogo x Ferroviária
Quinta-feira, 31 de janeiro, 21h
Ferroviária x Ituano
Segunda-feira, 4 de fevereiro, 20h
Ferroviária x Red Bull
Sexta-feira, 8 de fevereiro, 21h
São Bento x Ferroviária
Domingo, 17 de fevereiro, 17h
Ferroviária x Palmeiras
Segunda-feira, 25 de fevereiro, 19h
Ferroviária x Oeste
Sábado, 2 de março (a confirmar)
Guarani x Ferroviária
Domingo, 10 de março (a confirmar)
São Paulo x Ferroviária
Domingo, 17 de março (a confirmar)
Ferroviária x São Caetano
Quarta-feira, 20 de março (a confirmar)
Novorizontino x Ferroviária
GRUPOS DO PAULISTÃO 2019
Grupo A: Santos, São Caetano, Red Bull Brasil, Ponte Preta
Grupo B: Palmeiras, Novorizontino, São Bento, Guarani
Grupo C: Corinthians, Bragantino, Ferroviária, Mirassol
Grupo D: São Paulo, Botafogo de Ribeirão, Ituano, Oeste