Será finalizada nesta quarta-feira (20) a fase de classificação do Campeonato Paulista da Série A1 de 2019. A 12ª rodada, que terá todos os seus jogos realizados às 21h30, definirá o último dos oito classificados para as quartas de final e o último rebaixado.
Pelo Grupo A, o Red Bull ocupa a liderança da chave. Red Bull e Santos já estão garantidos nas quartas de final, onde se enfrentarão. Resta saber apenas quem terminará na liderança da chave, que terá a vantagem de fazer o jogo de volta em casa. O Santos enfrenta hoje o Botafogo em Ribeirão, enquanto o Red Bull terá pela frente o Guarani e, Campinas.
O Grupo B também está definido. Com a vitória por 1 a 0 no clássico contra o São Paulo, o Palmeiras se manteve na liderança e no mata-mata terá pela frente o Novorizontino, vice-líder da chave. O Guarani, que perdeu seu confronto contra a Ponte Preta, não tem mais chances de classificação. Já o São Bento voltou a perder e, sem nenhuma vitória no estadual, é o primeiro rebaixado para a Série A2 de 2020.
No Grupo C, a Ferroviária fez a festa na sexta-feira ao bater o São Caetano por 2 a 0 e carimbar sua vaga nas quartas de final contra o Corinthians, que confirmou sua vaga ao superar o Oeste por 1 a 0 neste domingo. A última rodada definirá quem será o líder da chave, que fará o segundo jogo em casa. A Ferroviária visita o Novorizontino e o Corinthians joga fora de casa contra o Ituano.
Já o Grupo D é o único que ainda tem uma vaga em aberto para a próxima fase. Com o Ituano já classificado com 17 pontos, a briga pela segunda vaga fica entre São Paulo e Oeste, que na última rodada enfrentarão respectivamente São Caetano (no ABC) e Mirassol (em Barueri).
A luta contra o rebaixamento também será intensa na última rodada. Com a queda do São Bento, quatro equipes ainda correm risco. O caso mais complicado é o São Caetano, que possui 7 pontos e, mesmo se vencer o São Paulo, precisará de uma combinação de resultados para não cair. O Botafogo, com 8, precisa vencer para não depender de nenhum resultado. Já o Bragantino e o Mirassol, ambos com 10, precisam de um simples empate para se livrarem da degola.
JOGOS DA ÚLTIMA RODADA
Quarta-feira, 20 de março, 21h30
Grêmio Novorizontino x Ferroviária
Ituano x Corinthians
Palmeiras x Ponte Preta
São Caetano x São Paulo
Botafogo x Santos
Oeste x Mirassol
Guarani x Red Bull Brasil
São Bento x Bragantino
CLASSIFICAÇÃO
Grupo A
1º) Red Bull – 24 pontos (7V / 8SG)
2º) Santos – 23 pontos (7V / 10SG)
3º) Ponte Preta – 19 pontos (5V / 7SG)
4º) São Caetano – 7 pontos (1V / -9SG)
Grupo B
1º) Palmeiras – 22 pontos (6V / 7SG)
2º) Novorizontino – 19 pontos (5V / 1SG)
3º) Guarani – 14 pontos (4V / -4SG)
4º) São Bento – 4 pontos (0V / -11SG)
Grupo B
1º) Corinthians – 18 pontos (5V / 1SG)
2º) Ferroviária – 17 pontos (4V / 3SG)
3º) Bragantino – 10 pontos (2V / -9SG)
4º) Mirassol – 10 pontos (2V / -9SG)
Grupo D
1º) Ituano – 17 pontos (5V / 8SG)
2º) São Paulo – 14 pontos (4V / 3SG)
3º) Oeste – 12 pontos (3V / -1SG)
4º) Botafogo – 8 pontos (2V / -5SG)
• Zona de classificação para as quartas de final
• Zona de rebaixamento para a Série A2 de 2