A Prefeitura e a UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) assinaram um convênio para que seja elaborado um Plano de Mobilidade Urbana para Araraquara.
Esse plano, que atende a Lei Federal nº 12.587 e a Medida Provisória nº 748, tem objetivo de fazer um diagnóstico da mobilidade local, verificando os padrões de deslocamento da população nos mais diferentes meios de transportes e identificando os principais pontos críticos da circulação urbana.
O trabalho, que irá contemplar todo o município (incluindo o distrito de Bueno de Andrada e os principais acessos rurais), também irá propor ações de melhorias e adequações nos espaços físicos e na cultura local.
Toda a pesquisa e a análise serão feitas por professores e alunos do Departamento de Engenharia Civil da UFSCar, além de outros profissionais da área, mestrandos e doutorandos da instituição.
A secretária de Desenvolvimento Urbano, Sálua Kairuz, lembrou que o último estudo na área de Mobilidade Urbana foi feito há 15 anos. "Esse plano será referência para as cidades médias e desenvolvido por professores, doutores e profissionais habilitados. Que o estudo traga frutos para a cidade e para a universidade", declarou.
Para o coordenador de Mobilidade Urbana, Nilson Carneiro, a realização do plano municipal é um grande passo. Nilson ainda destacou as alterações recentes no perfil do transporte. "Estamos tendo mudanças, como o transporte por aplicativos. Queremos saber se a pessoa utiliza ônibus, aplicativos, carro, motocicleta, táxi."
Representando a UFSCar, o professor doutor Edson Augusto Melanda ressaltou que a equipe trará todo o conhecimento da universidade. "Vamos avaliar a circulação viária, o transporte público, os deslocamentos das pessoas. É um prazer estar aqui e participar desse projeto", concluiu.