InícioEsporteFerroviária estreia na Copa Paulista

Ferroviária estreia na Copa Paulista

Time comandado por Antônio Picoli encara o Rio Claro em seu primeiro compromisso da competição que vale vaga na Série D do Brasileiro

Três dias após ser eliminada do Campeonato Brasileiro da Série D, a Ferroviária já dará início a um novo desafio. Nesta quarta-feira (26), às 19 horas, a equipe do técnico Vinícius Munhoz entrará no gramado do Estádio José Maria de Campos Maia, em Mirassol, para enfrentar o Mirassol pela rodada inicial da Copa Paulista 2019.

As duas equipes integram o Grupo A, que conta também com Comercial, Linense, Votuporanguense e Batatais. Na primeira fase, os times estão divididos em quatro grupos de seis equipes cada. Os quatro melhores avançaram para formar mais quatro grupos na segunda fase. A principal novidade estará na terceira fase. Antes disputada em mata-mata, ela reúne oito clubes divididos em dois grupos, de onde sairão os semifinalistas.

A Copa Paulista, que chega à sua 20ª edição e que conta com 24 times, é o torneio elaborado pela Federação Paulista de Futebol (FPF) para manter em atividade os clubes que não possuem calendário nacional no segundo semestre. Ela oferece ao seu campeão o direito de escolher entre uma vaga na edição 2020 do Brasileiro da Série D ou da Copa do Brasil.

Para a Ferroviária, que já possui sua vaga assegurada na Série D do ano que vem por conta de sua boa campanha no Paulistão, o objetivo é conquistar o título para disputar a Copa do Brasil, competição que tem o maior potencial rentável do futebol brasileiro.

A Locomotiva já levantou a taça duas vezes: em 2006 (quando o torneio ainda se chamava Copa Federação Paulista de Futebol) e em 2017. O time araraquarense, aliás, vem sendo o clube a ser batido na competição, já que participou das últimas três finais, todas decididas nos pênaltis. Perdeu para o XV de Piracicaba em 2016, venceu a Inter de Limeira em 2017 e foi derrotada pela Votuporanguense em 2018.

Vale destacar que a Ferroviária é a equipe que mais venceu na história da Copa Paulista, dado que é destacado pelo técnico Vinícius Munhoz. “É uma competição importante e que a Ferroviária sempre participa muito bem. Temos o objetivo de nos colocar o mais longe possível na competição. É a nossa meta do nosso segundo semestre e uma oportunidade de dar minutagem aos atletas da base, que é um dos focos do clube também”, analisou.

 
Bola para frente

Após a boa campanha no Paulistão, onde sucumbiu nas quartas de final nos pênaltis para o Corinthians, a diretoria manteve o time sob o comando do técnico Vinícius Munhoz, que foi obrigado a reformular o elenco em pouco tempo para a Série D, já que quase todos os titulares – com exceção do lateral Arthur –  seguiram para equipes de divisões superiores do Campeonato Brasileiro.

Assim, a equipe não conseguiu o entrosamento necessário para ir longe na competição nacional e foi eliminada no último domingo ao perder para o Cianorte-PR nos pênaltis pela segunda fase.

Após retornar do Paraná, a Ferroviária realizou apenas um treinamento visando o jogo desta quarta e o técnico Vinícius Munhoz não revelou sua escalação, porém tudo indica que colocará uma equipe alternativa em campo, dando a oportunidade a atletas que pouco atuaram nos últimos jogos.

Próximo desafio

Após o jogo desta quarta, a Locomotiva voltará a atuar no próximo sábado (29), às 18 horas, quando enfrentará o Votuporanguense na Fonte Luminosa, em reedição da última final da Copa Paulista.

 

FICHA TÉCNICA
 
MIRASSOL x FERROVIÁRIA
Local
: Estádio José Maria de Campos Maia, em Mirassol;
Data/Horário: Quarta-feira, 26 de junho, 19h;
Arbitragem: Cléber Luís Paulino, auxiliado por Ademilson Lopes da Silva Filho e Veridiana Contiliano Bisco;
 
MIRASSOL – Matheus Aurélio; Vinícius, Arthur, Matheus Piauí e Victor; Pablo, João Denoni e Léo Aquino; Bill, Jardisson e Gabriel Leite. Técnico: Ricardo Catalá;
 
FERROVIÁRIA – Gabriel Leite (José Guilherme); Marcos Ytalo, Raniele, Luis Felipe (Luís Gustavo) e Arthur (Fernando Júnior); Daniel, Clayton (Caíque), Cristian (Raphael Luz) e Dedê Costa (Roberto); Hygor (Raul) e Léo Castro (Jorge Eduardo). Técnico: Vinicius Munhoz.

 

 

Notícias relacionadas

Mais lidas