Um homem de 66 anos, morador do Jardim Selmi Dei, foi multado em 30 mil reais por manter 60 pássaros em cativeiro, sem autorização de órgãos ambientais. Segundo informações, a equipe da Polícia Militar Ambiental recebeu uma denúncia de maus tratos, comércio e manutenção irregular de aves silvestres. Os policiais foram até o local, uma casa, e encontraram a esposa do homem, que liberou a entrada dos policiais e alegou que o esposo estava trabalhando em Itápolis.
O homem possuía cadastro no Ibama e os policiais possuíam a lista de pássaros autorizados para criação, sendo diversos Canários da terra, que estavam em situação regular.
Outras aves, como Canários da terra e um Curió, estavam em situação irregular com anilhas falsificadas, além de 1 canário que estava com a anilha cortada e recolocada.
Os pássaros estavam em gaiolas individuais, em ambiente arejado e seguro na residência, com água e alimentação, sem indícios de maus tratos.
Os policiais localizaram vários canários sem anilhas, que foram soltos em habitat natural pois eram selvagens.
O homem foi autuado pelo crime ambiental e multado em 30.500 reais por manter os pássaros em cativeiro sem autorização do órgão ambiental. Ele foi intimado a comparecer na sede da PM Ambiental e a regularizar a situação, tendo a suspensão da atividade de criador.