InícioEsporte+EsportesMorre Zinho, idealizador da Corrida de Santo Onofre

Morre Zinho, idealizador da Corrida de Santo Onofre

Araraquara se despediu de mais um de seus ícones. Daniel Marcos Rodrigues, mais conhecido como Zinho, proprietário do Bar do Zinho da Rua Gonçalves Dias, faleceu nesta quinta-feira (17), aos 80 anos de idade, e teve seu corpo sepultado nesta sexta-feira no Cemitério dos Lírios, em Araraquara. Ele deixa esposa, filhos, netos, bisnetos, além de muitos amigos.Zinho foi carpinteiro, marceneiro e tapeceiro, até se tornar proprietário do bar.

Seu nome estará para sempre marcado no esporte da cidade, já que ele foi o criador da Corrida de Santo Onofre, hoje uma das provas de rua mais tradicionais do estado de São Paulo e que atrai atletas de vários cantos do país no último dia do ano.

A corrida, que em 2019 chegará à sua 40ª edição, teve início com uma aposta entre os frequentadores do bar. Foi crescendo ao longo dos anos, até passar a integrar o calendário oficial de Araraquara, sendo promovida atualmente pela Prefeitura Municipal. Mesmo sem sua participação na organização, a prova sempre seguiu com seu percurso passando em frente ao bar.

Prefeito emite nota de pesar

O prefeito Edinho Silva emitiu nesta sexta-feira (18) uma nota de pesar sobre o falecimento de Zinho:

"Nos deixou uma das figuras mais icônicas da nossa cidade, Daniel Marcos Rodrigues, popularmente conhecido como Zinho. Alguém que, com muita simplicidade e capacidade de aglutinação, ajudou a idealizar um dos eventos mais tradicionais e populares do nosso município: a Corrida de Santo Onofre.

Há quase 40 anos, no seu pequeno bar da Rua Gonçalves Dias, de maneira muito informal, a partir de uma conversa “de boteco” – literalmente -, nascia essa competição esportiva que hoje atrai milhares de atletas de Araraquara e todo o estado, sempre no dia 31 de dezembro, na virada do ano.

Araraquara é muito grata ao Zinho, cidadão daqueles “bons de prosa”, que por muito tempo se dedicou ao seu comércio e também à organização da corrida. Em 2004, no meu primeiro governo, pela sua importância e tradição, a Corrida de Santo Onofre ganhou caráter institucional e passou a ser realizada pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer.

Meus mais profundos sentimentos a todos os familiares e amigos. O legado do Zinho é imenso para Araraquara e para nossa história. Seu nome já está imortalizado na memória do nosso povo, em especial de todos aqueles que participaram e ainda vão participar da Corrida de Santo Onofre, levando valores pelos quais prezou: perseverança, otimisto e alegria."

Edinho Silva
Prefeito de Araraquara

 

Notícias relacionadas

Mais lidas