O Santos conquistou a quinta vitória consecutiva ao superar o Botafogo, por 1 a 0, em pleno Nilton Santos, pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro. O resultado colocou o time santista de vez na disputa pelo título da competição..
O time paulista chegou a 26 pontos e só fica na segunda colocação porque tem sete gols de saldo contra 14 do Palmeiras, que continua líder. O Botafogo, com 16 pontos, é o sétimo colocado a ainda pode perder mais posições já que a rodada continua até a segunda-feira (22).
A primeira etapa foi de domínio do Santos. O time paulista tinha mais posse de bola e envolvia o adversário, mas não conseguia finalizar com perigo. Apesar de muita presença no campo ofensivo, os poucos chutes a gol foram defendidos sem problemas por Gatito Fernández.
O Botafogo, por sua vez, apostava nos contra-ataques, mas não tinha velocidade para criar jogadas agudas. Eduardo Barroca começou a partida com Diego Souza atuando como centroavante, mas a bola pouco chegava para o jogador de referência.
O Santos voltou para a segunda etapa com o mesmo domínio da partida, mas tudo mudou rapidamente. Logo aos três minutos, o zagueiro Lucas Veríssimo, que já tinha cartão amarelo, deu entrada dura em Gilson e foi expulso.
Com um jogador a mais, o Botafogo passou a atacar e melhorou com a entrada de Rodrigo Pìmpão no lugar de Luiz Fernando. No entanto, aos 25 minutos, Gilson derrubou Marinho na entrada da área e o Botafogo também ficou com um homem a menos.
O Botafogo sentiu a expulsão e, com dez contra dez, o Santos abriu o placar com um golaço de Marinho. O atacante recebeu pela direita, cortou um marcador e acertou um lindo chute no ângulo.
O time da casa ainda tentou reagir nos minutos finais, mas não teve mais forças para assustar o goleiro Éverson e ainda sofreu com os contra-ataques santistas.
Os dois times voltam a campo no próximo domingo, pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Santos recebe o Avaí na Vila Belmiro, enquanto o Botafogo disputa um clássico contra o Flamengo, no Maracanã.