Na manhã desta terça-feira (23), equipes da Polícia Federal deflagraram a Operação Spoofing com o objetivo de investigar suspeitos da prática de crime cibernético em Araraquara, Ribeirão Preto e São Paulo. A operação contou com a participação do Grupo de Pronta Intervenção, de São Paulo.
Em Araraquara, duas pessoas foram alvos da operação. Trata-se de Gustavo Henrique Elias Santos e Walter Delgatti Neto. As equipes da PF fizeram buscas em endereços ligados aos dois suspeitos na Vila Xavier e Selmi Dei e apreenderam documentos, computadores e objetos que possam ajudar nas investigações. A reportagem do Portal Morada acompanhou com exclusividade o trabalho da PF na cidade de Araraquara (veja vídeo abaixo).
Gustavo Henrique Elias foi preso em sua residência em São Paulo. Walter Delgatti Neto não foi encontrado e ainda está foragido.
Em nota, a Polícia Federal confirmou o envolvimento dos acusados em crime cibernético. No entanto, a nota não confirma ligação direta com o caso envolvendo o hackeamento do celular do ex-juiz Sérgio Moro, atual Ministro da Justiça. “As informações se restringem às divulgadas na presente nota, afirma a Polícia Federal.
Leia a nota na íntegra:
Brasília/DF – A Polícia Federal deflagrou, na manhã de hoje (23/07), a Operação spoofing com o objetivo de desarticular organização criminosa que praticava crimes cibernéticos.
Foram cumpridas onze ordens judiciais, sendo sete Mandados de Busca e Apreensão e quatro Mandados de Prisão Temporária, nas cidades de São Paulo/SP, Araraquara/SP e Ribeirão Preto/SP.
As investigações seguem para que sejam apuradas todas as circunstâncias dos crimes praticados.
As informações se restringem às divulgadas na presente nota.
Spoofing é um tipo de falsificação tecnológica que procura enganar uma rede ou uma pessoa fazendo-a acreditar que a fonte de uma informação é confiável quando, na realidade, não é.
Comunicação Social da PF