InícioEsporteFerroviária e Corinthians buscarão o bi do Brasileirão Feminino

Ferroviária e Corinthians buscarão o bi do Brasileirão Feminino

Em quinto ano com final entre times de São Paulo, equipes buscam o inédito bicampeonato da competição

Com dois times de São Paulo, a decisão do Campeonato Brasileiro Feminino A1 foi definida neste final de semana. Corinthians e Ferroviária disputam a taça e seguem o expediente histórico de paulistas na decisão nacional. Em sete edições – considerando essa – cinco finais foram entre times paulistas. Ambas jogam ainda pelo primeiro bicampeonato da história.

Disputado desde 2013, o Campeonato Brasileiro Feminino tem grande domínio do futebol de São Paulo, o que é mantido nessa edição. Nas outras seis anteriores, quatro delas foram decidias por equipes do Estado. Apenas o Kindermann, em 2014, e o Flamengo, em 2016, quebraram essa hegemonia. As cariocas ainda ficaram com a taça, a única vencida por algum time de fora do Estado.

Na primeira edição, o Centro Olímpico superou o São José para ser campeão e o Rio Preto ainda ficou com o quarto lugar. Em 2014 foi a vez da Ferroviária superar o Kindermann e ficar com a taça, enquanto o Centro Olímpico ficou em terceiro. No ano seguinte o Rio Preto impôs novo vice-campeonato ao São José e viu o Centro Olímpico ficar na terceira posição.

Já em 2016 a história foi diferente. O Flamengo superou o Rio Preto para ficar com a única taça conquistada por uma equipe de fora de São Paulo. Ferroviária e São José ficaram na terceira e quarta posição, respectivamente.

A partir de 2017 o futebol paulista retomou sua hegemonia na competição quando o Santos vence o Corinthians, com o Rio Preto na terceira posição. Na última edição foi a vez de a equipe do Parque São Jorge ficar com a taça ao bater o Rio Preto. A Ferroviária ficou em quarto.

Bicampeonato

Além da taça deste ano, Corinthians e Ferroviária fazem a disputa pelo primeiro bicampeonato da história do Brasileiro. Enquanto o time de Araraquara ficou com a taça em 2014, as corintianas são as atuais campeãs. Nas seis edições do torneio, houveram seis campeões diferentes.
 

 

Notícias relacionadas

Mais lidas