O segundo finalista da Copa Libertadores da América de 2019 será conhecido nesta quarta-feira (23). Após o River Plate carimbar sua classificação nesta terça (22) ao eliminar o rival Boca Junior, o Maracanã será palco do jogo que definirá o time brasileiro que fará a decisão. Flamengo e Grêmio se enfrentam às 21h30 após terem empatado por 1 a 1 no jogo de ida no Sul.
Como a Libertadores possui o regulamento do gol qualificado, o Flamengo pode se classificar com empate sem gols, enquanto o Grêmio passará com empates por 2 a 2 e acima disso. Um novo empate de 1 a 1 levaria a decisão será nos pênaltis.
O Grêmio tentará sua sexta final. O Imortal foi campeão em 1983, 1995 e 2017, enquanto ficou no "quase" em 1984 e 2007. O Flamengo, por sua vez, decidiu a Libertadores apenas uma vez, mas tem 100%. O Mengo foi campeão da Liberta em 1981 e, agora, tentará voltar à final.
O técnico Jorge Jesus deverá contar com Rafinha e Arrascaeta. O primeiro treinou com um capacete, após operar uma fratura no rosto, e deverá ir para o jogo. Já o meia, apesar de ter operado o joelho, é esperado pelo comandante, mesmo com falta de ritmo. Ele já, inclusive, fez trabalhos com bola.
O técnico Renato Gaúcho encerrou a novela e confirmou que o atacante Luan não entrará em campo, apesar de ter viajado com a delegação. Ele seria o substituto de Jean Pyerre – se recuperando de problema na coxa -, mas sofreu um pequena fissura no osso do pé direito e ficará fora do jogão, podendo até passar por cirurgia.