A Copa São Paulo de Ciclismo – CSPC/ FPC 2020 teve início no último domingo (09) na cidade de Matão-SP, que recebeu pela terceira vez a etapa de abertura desse que é um dos principais campeonatos de ciclismo por etapas do país, com seus ciclistas (equipes e avulsos) participantes de várias regiões do estado de São Paulo e também de Minas Gerais, que estiveram presentes na cidade, colorindo as ruas com o visual alegre e típico do ciclismo.
Ao todo, foram 10 categorias oficiais disputadas, divididas por idade e também por critério técnico, além de mais três iniciantes extraoficiais (abertas apenas aos ciclistas iniciantes da cidade de Matão), em uma prova disputada num domingo de tempo chuvoso em boa parte do período, e com temperaturas mais amenas do que o comum para essa época do ano.
Os ciclistas em todas as categorias não mediram esforços para apresentar um ciclismo de elevado nível técnico, em um dos melhores circuitos do interior paulista, a Via Milcíades Bottura, entrada da cidade pela Rodovia Faria Lima, com 3.700 metros de extensão por volta e misto (trechos planos, subidas e descidas) e um excelente asfalto. A prova foi um teste de preparo para os atletas, que nesse início de temporada se depararam com uma prova de elevada importância, que abriu oficialmente a temporada da Copa São Paulo de Ciclismo, um dos principais objetivos para os ciclistas do interior paulista.
A prova teve ainda um destaque especial, que foi o público presente durante toda a manhã nas vias marginais, apesar do tempo chuvoso, torcendo juntamente com os familiares dos atletas, pelos integrantes da equipe de ciclismo da equipe da SMELT de Matão, cidade que esse ano será a sede dos Jogos Regionais para essa região esportiva e com resultados expressivos na prova, como na categoria Sênior-A (30 a 39 anos), uma das mais concorridas da Copa, com a quarta colocação de Marcelo Ambrósio Paschoalino, prova que foi vencida no sprint final pelo atleta da SEME/Santa Bárbara D´oeste, Felipe de Souza Ferreira em 1h10m46s e 44,4 Km percorridos. A segunda colocação ficou com Geraldo Cerniato Junior, da equipe Nacional Bikes de Araraquara, seguido de Robert Lima de Campos, da equipe Acicli de Itapetininga-SP, terceiro colocado. Outros excelentes resultados dos atletas locais foram de Vitor Hugo Gagine, campeão da Categoria Junior Masculino (17 e 18 anos) em uma prova de 55m10s e 25,9 Km de prova, e André Luiz Vicentin, terceiro colocado na categoria Mountain Bike no Asfalto (prova vencida por Josivaldo Rodrigues de Souza, de Araraquara), somando importantes pontos para o ranking geral por equipes para Matão nessa primeira etapa.
Mas na principal categoria da prova, a Elite Masculina (19 anos acima e nível técnico), quem faturou foi Victor Eduardo Fusi (Avulso-SP), numa prova de 1h21m44s e 48,1Km percorridos, no sprint final. Entre as categorias de base, destaque para a equipe de Ribeirão Preto (São Francisco Saúde/ Klabin/ SME), que na categoria Juvenil Masculina (15 e 16 anos) obteve a vitória com Caio Augusto Rossi, em uma prova de 52m10s e 25,9 Km percorridos, seguido de seu colega de equipe Lucas dos Santos Silva e de Guilherme Tozato Zanandré, terceiro colocado, da equipe SMEL/Sertãozinho-SP. Já entre os mais “veteranos” da CSPC, na categoria Master-B (60 anos acima) vitória de João Batista Maglio de Araraquara-SP (Odontologia Maglio, Implantes e Laserterapia), numa prova de 47m12s e 25,9 Km percorridos, seguido de Roberto Marino D´Avila da Special Bikes/ Bauru-SP e Fernando Mauro Roncari, terceiro colocado, da equipe Roanan Clube de Ciclismo, de Igaraçu do Tietê-SP.
Na classificação geral por equipes, a equipe da SEME/ Santa Bárbara D´Oeste-SP foi a grande campeã da etapa, seguida da SMEL de Sertãozinho, segunda colocada e da equipe local, SMELT/ Matão, terceira colocada na etapa. Cada campeão da primeira etapa em Matão irá largar com a sua respectiva camisa de líder da CSPC 2020, totalmente reestilizada, na segunda etapa que será realizada no dia 15 de março na cidade de Bauru.
As provas da Copa São Paulo de Ciclismo são realizadas por tempo pré-determinado para cada categoria, no caso de provas de circuito, e também são realizadas provas de estrada, com quilometragem pré-definida para cada categoria, como a terceira etapa que será realizada no dia 29 de março, na cidade de Batatais-SP (região nordeste do Estado). Também está prevista uma prova de contrarrelógio individual/ CRI, na etapa de Araraquara no mês de agosto, na tradicional Prova Ciclística “Troféu Anésio Argenton”, juntamente com uma prova de circuito.
A etapa de abertura da Copa São Paulo de Ciclismo 2020 teve a realização da Prefeitura Municipal e SMELT de Matão, com a organização da GT Eventos Esportivos e supervisão da Federação Paulista de Ciclismo, com apoio geral da Sódbike – a marca que veste o ciclista.