A Prefeitura Municipal de Araraquara vem a público informar que, nesta manhã de domingo, dia 15 de março, o prefeito Edinho Silva se reuniu com toda a equipe de governo, além de profissionais de todas as áreas da saúde para traçar seu plano de ação estratégico para enfrentamento da doença, com base na situação municipal e seguindo orientações dos governos federal e estadual.
Vale destacar que a cidade não registra, até o momento, nenhum caso de Coronavírus. Quatro casos suspeitos da doença estão sendo investigados. Em função disso, o município, segundo especialistas e critérios da Vigilância Nacional em Saúde, a cidade encontra-se no estágio de “Atenção”, diferente de capitais como São Paulo e Rio de Janeiro e outros municípios, que se encontram no último estágio, o de “Transmissão Comunitária”, que é quando o vírus está instalado no município, sem identificação da fonte de infecção.
Desta forma, a Prefeitura de Araraquara adotará medidas que condizem com sua realidade atual, de forma a não desorganizar os sistemas públicos de atendimento, bem como garantir segurança no atendimento à população:
– Monitoramento diário da situação do vírus em Araraquara por meio da Criação do Comitê de Contingência do Coronavírus.
– Divulgação diária sobre a situação do Coronavírus em Araraquara por meio de Boletins. Eles serão divulgados à população via canais oficiais do Município, além de envio aos veículos de comunicação.
– Disponibilização de profissional da Saúde para o atendimento do telefone da Ouvidoria da Secretaria Municipal de Saúde (0800 – 771 7723).
– Criação de instrumentos de comunicação com a cidade. A Secretaria de Comunicação vai implementar um hotsite com informações a respeito de prevenção, busca por diagnóstico, telefones úteis, atualização de dados e outras informações importantes.
– Campanha informativa na Rodoviária, direcionada aos passageiros viajantes, em especial para cidades com o estágio avançado de transmissão comunitária, como é o caso de São Paulo (capital). Mais informações, clique aqui.