Faleceu nesta segunda-feira (16), aos 81 anos de idade, o mestre Antoku Tomiyama, um dos nomes mais respeitados das artes marciais de Araraquara. Seu corpo é velado no Velório Almeida e o sepultamento está marcado para as 16 horas no Cemitério São Bento.
Nascido em Uruma, na Ilha de Okinawa, no Japão, ele iniciou sua trajetória nas artes marciais aos 16 anos de idade e foi discípulo do mestre Jigoro Kano, fundador do judô. Veio ao Brasil em 1965, aos 22 anos de idade, com muito conhecimento na bagagem.
Desembarcou no Paraná, onde conheceu a sua esposa, Kazuko. Juntos vieram para Araraquara, onde construíram uma família com três filhos e três netos.
Construiu uma história de mais de 50 anos de judô na cidade na Academia Tomiyama e recebeu o título de Embaixador da Fé do Governo Japonês.
O mestre se afastou da academia após ser diagnosticado com esclerose lateral amiotrófica, doença que afeta os neurônios motores. Atualmente, a academia é administrada pelo filho Silvio Yassu Tomiyama, que seguiu os seus passos e mantém forte o sobrenome da família no cenário do judô.