Na manhã desta quinta-feira, 19, Dom Paulo Cezar Costa, Bispo da Diocese de São Carlos, determinou que os padres rezem sozinhos as missas, sem a presença dos fiéis. A determinação tem como objetivo assegurar a vida dos fiéis e do clero. “A Igreja deve viver as alegrias e as esperanças, mas, também, as tristezas e as angústias de seu povo. Que neste tempo, a Missa não seja com o Povo, mas para o Povo, para o seu sofrimento”, afirmou o Bispo.
Além dessa determinação, outras recomendações também foram publicadas. Dentre elas, o pedido de que os fiéis evitem se confessar e que, sendo possível, batizados e casamentos sejam adiados. “Não podemos ter medo ou pânico, mas se podemos tomar medidas restritivas que irão colaborar com a sociedade civil, neste momento, nós queremos fazê-las”, afirma a nota.
As missas deverão, agora, ser transmitidas pelos meios de comunicação social. As igrejas, no entanto, podem permanecer abertas para os fieis que desejam realizar suas orações pessoais. Em situações como a unção dos enfermos e a celebração de exéquias, os sacerdotes devem fazê-los “com o máximo cuidado, observando as regras de higienização e atendendo as solicitações dos hospitais, no caso dos enfermos internados”.
Em Araraquara, a recomendação já começou a ser seguida. Em pleno dia do padroeiro, a Paróquia de São José suspendeu as tradicionais celebrações. Uma missa sem fieis será celebrada as 19 horas com transmissão via facebook (veja mais).