A pandemia do novo coronavírus ocasionou uma alteração no calendário do basquete feminino no mundo. A temporada da NCAA, que se encaminhava para os momentos finais, foi cancelada, encerrando a temporada de uma série de brasileiras no basquete universitário norte-americano.
A NAIA, liga na qual atua a brasileira Stephanie Soares, também cancelou seu torneio nacional. No último dia 7 de março, o time de Stephanie (a The Master’s University) perdeu a decisão do título da sua conferência (a GSAC) após ser derrotado por Vermont (67-76), apesar da melhor atuação da carreira da brasileira: 35 pontos e 22 rebotes. O time estava classificado para o torneio nacional da NAIA ocupando a segunda colocação nos cruzamentos.
Outra pivô brasileira, Kamilla Cardoso, perdeu a oportunidade de participar do McDonald’s All American Games, evento que reúne os destaques do high scholl norte-americano e que também foi cancelado.
A Liga Espanhola, na qual atua a pivô Érika (futuro reforço do Sampaio Basquete na LBF 2020), também está temporariamente suspensa.
O mesmo acontece com a Liga Francesa. As duas brasileiras que participariam da competição no entanto, Nádia e Clarissa, estão lesionadas e sem condição de jogo.
A WKBL, liga coreana na qual atua Damiris Dantas, teve duas rodadas disputadas sem público e depois suspendeu a competição. Damiris tem compromisso com a WNBA. A liga americana por enquanto mantém sua programação para a temporada.
Por fim, a Confederação Sul-Americana de Basquete cancelou a segunda edição da Liga Sul-Americana de Clubes, que se iniciaria em abril e contaria com a participação da equipe carioca da Sodiê Doces- LSB.
A entidade confirmou a princípio o Sul-Americano de Seleções Adultas (com sede em Cali, na Colômbia, entre 1 a 6 de junho). Uma reunião em 17 de abril trará mais detalhes sobre as duas competições.
A todas essas suspensões se soma a decisão da Liga de Basquete Feminino (LBF) em interromper temporariamente a competição após a terceira partida da temporada.