O Comitê de Contingência do Coronavírus de Araraquara divulgou nesta segunda-feira (6) mais um boletim sobre a situação epidemiológica na cidade. Na última sexta-feira (3), a Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Unesp recebeu amostras de dezoito pessoas, sendo 16 profissionais da saúde e 2 pacientes. Em menos de três dias, os resultados foram entregues para a secretaria municipal da saúde de Araraquara. Não houve nenhuma nova confirmação.
Além desses dezoito casos investigados, há um 19º exame cujo teste foi inconclusivo e passará por nova análise.
O município contabiliza 62 notificações, das quais 40 ainda aguardam resultados e 15 foram descartados. O município tem, até o momento, 7 casos confirmados, sendo 1 óbito.
O prefeito Edinho Silva, de acordo com o decreto do governador do Estado, João Dória, informou também que manterá a quarentena do comércio e serviços não essenciais até dia 22 de abril.
O governador João Dória decidiu prorrogar a quarentena em todos os 645 municípios de São Paulo. A decisão foi tomada após reunião com 15 médicos do Centro de Contingência do coronavírus, que apontaram que o contágio já chegou a cem cidades paulistas e mais de 400 hospitais públicos e privados. Projeções apontam que prolongar o distanciamento social pode evitar mais de 160 mil mortes em todo o Estado. A extensão da quarentena também é importante para que o Estado organize a rede pública de saúde.