A secretária municipal de Saúde de Araraquara, Eliana Honain, afirmou em entrevista ao Jornal da Morada, concedida nesta terça-feira (28), que não há vagas de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) na rede pública de saúde.
Segundo a secretária, a alta taxa de ocupação não ocorre por causa do novo coronavírus, mas por outras enfermidades que também exigem tratamento intensivo. “Hoje o que eu posso dizer que não há leitos de UTI disponíveis. Santa Casa e HEAB [Hospital Estadual de Américo Brasiliense] não estão internando não só covid, mas toda a realidade”, disse.
Segundo a secretaria da Saúde, na Santa Casa de Araraquara não há paciente de Covid, enquanto no HEAB há dois pacientes na UTI por causa dessa doença. O restante dos leitos está ocupado por outras patologias.
O credenciamento de mais 10 leitos pela secretaria estadual da Saúde e Ministério da Saúde para a Santa Casa de Araraquara e para o HEAB, ainda não ocorreu. “Só estamos mais tranquilos porque a gente tem a estrutura da UPA da Vila já pronta e o hospital de campanha praticamente pronto. Se dependêssemos hoje da estatura existente, nós teríamos grandes problemas”, completou a secretária.
Santa Casa faz campanha
Por meio da página oficial da Santa Casa de Araraquara, o hospital divulgou uma campanha para angariar fundos para a ampliação dos leitos. "Neste momento, em que todos se unem para o enfrentamento da pandemia do novo Coronavírus, a Santa Casa de Araraquara continua lutando pela saúde da população", diz o texto.
Segundo informações, o hospital recebeu um recurso, proveniente de acordo judicial, que será destinado à construção de um prédio para abrigar os leitos de UTI já existentes e mais 10 novos leitos. Para isso, no entanto, o hospital solicita doações de qualquer valor.
Os interessados em contribuir podem acessar o site site: www.doacaosantacasa.com.br
Hospital de campanha
O hospital de campanha de Araraquara, que está em fase de finalização, terá 50 leitos para atendimento médico à população diagnosticada com a Covid-19, entre de semi-UTI e de enfermaria. Os pacientes serão encaminhados pela UPA da Vila Xavier, que faz a triagem de casos suspeitos do novo coronavírus.
“A inauguração do hospital de campanha permite que a Prefeitura tenha condições de atendimento aos moradores de Araraquara no momento em que deve chegar o pico da doença respiratória Covid-19, no mês de maio”, explicou o prefeito Edinho Silva, que visitou o local na última sexta-feira (24).