A Federação Paulista de Futebol reuniu nesta quinta-feira (30), em encontro virtual, os coordenadores das categorias de base dos 16 clubes participantes do Paulistão 2020.
Foi o primeiro encontro específico sobre as competições de base realizado pela FPF, que vem discutindo com os clubes temas como saúde, retomada do Paulistão, marketing e futebol feminino em meio à pandemia do Coronavirus.
Na semana que vem, a FPF irá reunir os coordenadores da base dos demais clubes do Paulistão A2 e A3 e do Paulista Sub-23 Segunda Divisão.
O encontro virtual, mediado pelo vice-presidente da FPF, Mauro Silva, reuniu sugestões e ideias dos clubes para os campeonatos da base paulista no pós-pandemia, além de estreitar as relações entre as agremiações.
"A FPF acredita e incentiva muito as categorias de base. Estamos passando por um momento extremamente difícil que exige união. O futebol não será mais o mesmo quando essa pandemia passar, mas precisamos estar prontos e fortalecidos", disse Mauro.
"Estamos em constante contato com o Governo do Estado e com todos os clubes desde que o futebol foi paralisado. Temos um grande entusiasmo com a base, e todas as decisões serão tomadas pelos clubes, que votam e decidem, assim como acontece no futebol profissional nessa gestão colaborativa e participativa da FPF", disse Mauro Silva.
Nesta semana, a FPF anunciou aos clubes que suspendeu a obrigatoriedade da disputa de campeonatos de base pelos clubes paulistas, conforme prevê o Regulamento Geral das Competições, até que a situação seja normalizada.
"Quanto mais os clubes se ajudarem dentro e fora de campo, melhor será para todos. Temos que estar de mãos dadas. As categorias de base terão uma importância ainda maior do que já tem quando o futebol voltar à sua normalidade", disse Mauro.