O dia 8 de maio é especial para o mundo da bola em solo canarinho, pois exatamente há 118 anos, Charles Miller, o pai do futebol brasileiro, marcou o seu primeiro gol em jogos oficiais pela rodada de abertura da primeira edição do Campeonato Paulista da história.
Cinco dias após a primeira partida oficial do Campeonato Paulista – Mackenzie 2 x 1 Germânia- o São Paulo Athletic Club (SPAC) entrava em campo para enfrentar o Paulistano. Um personagem em especial chamava a atenção no gramado do Parque Antárctica: Charles Miller.
Pai do futebol
Filho de pai britânica e mãe brasileira, Charles Miller foi estudar na Inglaterra em 1894, retornando ao seu país natal uma década depois trazendo, além de duas bolas, o sonho de implementar o esporte no Brasil. Em abril de 1895, participou da organização do primeiro jogo oficial em terras canarinhas entre São Paulo Railway e São Paulo Gaz Company, com vitória para o time de Charles Miller que atuou pelo SP Railway.
Primeiro Campeonato Paulista
A primeira edição do Campeonato Paulista aconteceu em 1902. Dos cinco participantes -São Paulo Athletic Club, Club Athletico Paulistano, Associação Atlhetica Mackenzie College, Sport Club Internacional e Sport Club Germânia. Cada clube teria de jogar duas partidas com os outros participantes, sendo uma como mandante e outra como visitante.
O campeão seria a equipe que somasse mais pontos -a vitória valia dois pontos, e o empate, um ponto. Havendo igualdade de pontos no resultado final, disputava-se um jogo extra. Caso houvesse novo empate, outro confronto seria remarcado até haver um vencedor. A duração das partidas era de 80 minutos, divididos em dois tempos de 40.
Barba, cabelo e bigode…
Naquele 8 de maio de 1902, Charles Miller ajudou o SPAC a golear o Paulistano, por 4 a 0. Além do gol do pai do futebol, Boyes, duas vezes, e Jeffery marcaram para o time vencedor. No final daquel edição, o São Paulo Athletic se tornou o primeiro campeão estadual após a realização de um jogo extra contra o próprio Paulistano, já que ambos terminaram empatados com 12 pontos na classificação geral. Ao todo, o primeiro campeonato contou com 21 jogos e 60 gols marcados, com uma média de 2,86 por partida.
Além do título paulista, Charles Miller também foi o primeiro artilheiro estadual com 10 gols. Representando as cores do São Paulo Athletic Club, o pioneiro do futebol brasileiro levou os títulos das três primeiras competições -1902, 1903 e 1904.
FICHA TÉCNICA
SPAC 4 x 0 Paulistano
Local: Parque Antárctica, em São Paulo;
Data: 8 de maio de 1902;
Árbitro: Antônio Casimiro da Costa;
Gols: Boyes (2), Jeffery e Miller.
SPAC: Andrews; A. Kenworthy e G. Kenworthy; Heyecock, Wucherer e Biddell; Boyes, Brough, Charles Miller, Montandon e Jeffery.
Paulistano: Jorge de Miranda Filho; Thiers e Rubião; E. Barros, Olavo e Renato Miranda; B. Cerqueira, J. Marques, Álvaro Rocha, Ibanez Salles e O. Marques.