InícioNotíciasCoronavírusIbope confirma realização de pesquisa sobre covid-19 em Araraquara

Ibope confirma realização de pesquisa sobre covid-19 em Araraquara

Ministério da Saúde contratou o instituto, mas não comunicou a secretaria da Saúde. Caso foi parar na Polícia

O instituto IBOPE Inteligência confirmou que enviou agentes para o desenvolvimento de uma pesquisa no município de Araraquara referente ao novo coronavírus. Na última quinta-feira (14), moradores suspeitaram da ação de uma equipe e acionaram a Polícia Militar para apurar o caso.

Segundo a denúncia, uma dupla sem crachá de identificação batia nas casas e dizia que estava participando de uma pesquisa.(relembre o caso) Segundo os moradores, amostras de sangue foram colhidas antes que o caso fosse denunciado às autoridades.

A suspeita dos moradores foi reforçada depois que a Secretaria Municipal da Saúde de Araraquara informou que desconhecia a realização da pesquisa e que não havia sido comunicada sobre a presença dos pesquisadores na cidade. Além disso, na equipe que realizada os testes não havia profissionais da área da saúde. O caso foi registrado em boletim de ocorrência para uma possível apuração.

Procurado pelo Portal Morada, o Ibope confirmou a veracidade da pesquisa. Segundo Sérgio Toledo, consultor do instituto, a coordenação do estudo é da Universidade Federal de Pelotas – UFPel, com financiamento do Ministério da Saúde. O objetivo dessa pesquisa é medir o nível de imunização da população brasileira ao novo coronavírus e identificar de que forma o vírus está se propagando pelo Brasil. “Com isso, será possível criar políticas públicas mais eficientes no combate à pandemia baseadas em critérios científicos sobre o comportamento do vírus”, explico o Ibope.

A pesquisa consiste na aplicação de um breve questionário sobre a existência de doenças preexistentes e possíveis sintomas de coronavírus nos últimos 30 dias, além da realização de um teste sanguíneo rápido que utiliza metodologia por punção digital (uma picadinha na ponta do dedo). O estudo será realizado em três etapas. Além de Araraquara, outros 132 municípios brasileiros participam do levantamento.

A primeira etapa ocorreu entre os dias 14 e15 maio. As demais ocorrerão a cada 15 dias e, ao término da pesquisa, 99.750 brasileiros terão sido testados.

Sobre os entrevistadores, que não são profissionais da saúde, o Ibope afirmou que todos foram testados e apenas aqueles que apresentaram resultado negativo foram às ruas para realização da coleta de dados e aplicação do teste sanguíneo. “Esses profissionais foram devidamente treinados por um especialista da área de saúde e estarão utilizando os equipamentos de proteção individuais (EPIs), conforme orientação do Ministério da Saúde”. O Ibope também alega que todos os entrevistadores “terão em mãos frascos de álcool gel, sacos de lixo infectante e caixas de descarte de materiais hospitalares e todas as informações coletadas são absolutamente sigilosas”.

 

Notícias relacionadas

Mais lidas