Na manhã desta quinta-feira (25), a secretária de saúde Eliana Honain divulgou novos números da pandemia de Covid-19 no município.
Das 128 amostras de pacientes que passaram pelos serviços de saúde públicos e particulares, 35 pessoas foram diagnosticadas com o novo coronavírus. Com isso, Araraquara chega a 824 registros desde março.
Na quarta-feira (24), 12 pacientes confirmados com a doença estavam internados em enfermaria e 11 estavam em UTI.
Araraquara tem 10 óbitos decorrentes de coronavírus.
Internações
O Comitê de Contingência do Coronavírus Araraquara, instituído por Decreto Municipal, se reuniu nesta quarta-feira, dia 24 de junho, para novas deliberações sobre as medidas de combate à transmissão da Covid-19.
Por se tratar de uma doença nova, que exige alerta constante às suas variações, e com base nos estudos que são realizados diariamente sobre o avanço dos casos na cidade e o perfil das vítimas fatais, o Comitê considera importante a redução da idade da busca ativa para internação de pacientes suspeitos e diagnosticados com Covid-19.
Portanto, a internação preventiva passa a se recomendada para pacientes com idade a partir de 45 anos e para todas as pessoas portadoras de comorbidades, independentemente da idade.
Segundo o Comitê, a internação preventiva garante que os pacientes sejam atendidos prontamente e tenham acompanhamento sistemático, evitando assim complicações da doença e mortalidade.
A orientação é que as pessoas procurem a UPA da Vila Xavier ou o posto de saúde próximo de sua residência logo que surgir o primeiro sintoma gripal.