InícioNotíciasCoronavírus“A vida é mais importante do que qualquer classificação”, afirma secretária da...

“A vida é mais importante do que qualquer classificação”, afirma secretária da saúde

Eliana Honain acredita que Araraquara avançará para a fase amarela do Plano SP

Na manhã desta quinta-feira (23), a secretária municipal da Saúde de Araraquara, Eliana Honain, falou sobre a expectativa do comitê de contingência para a atualização do Plano SP, que será anunciada na sexta-feira (24).

Com ocupação de leitos em torno de 46%, Araraquara tem recebido pacientes de outras cidades. Eliana afirma que a expectativa é avançar para a fase amarela, porém há preocupações: “A região de Araraquara poderá avançar para a fase amarela, mas temos a preocupação em relação ao número de óbitos ocorridos na última semana em cidades da região, como Ibitinga e Matão”. Matão registrou mais 2 óbitos, totalizando 8, e Ibitinga teve mais 3, chegando a 12 mortes.

A fase amarela do Plano SP permite funcionamento de bares, restaurantes, academias e salões. Araraquara, por opção do município e concordância do Estado, já permite essas atividades. Serviços em geral poderão funcionar com capacidade a limitada 40%, horário reduzido para seis horas seguidas e adoção dos protocolos sanitários.

Sobre permanecer na fase laranja, a secretária é categórica: “Não há problema se continuarmos na fase laranja, o que importa para nós é trabalhar para não termos óbitos. A vida é mais importante do que qualquer classificação”, diz.

Em mais um boletim extraordinário, de 167 amostras enviadas aos laboratórios credenciados, 36 pacientes tiveram resultado positivados para Covid.
Com isso, o município soma 1536 casos desde março e 15 óbitos.

 

Notícias relacionadas

Mais lidas