Araraquara e os outros 23 municípios que compõem o Departamento Regional de Saúde – DRS/ 03 permanecem na fase amarela do Plano São Paulo, de acordo com a 10ª atualização de fases anunciada nesta sexta-feira (7), pelo governo do Estado de São Paulo. Desde sua criação, em junho, o Plano São Paulo vem orientando a flexibilização das atividades econômicas nos 645 municípios paulistas.
Categorizados segundo uma escala de cinco fases – da vermelha, mais restritiva, a azul, considerado normal controlado -, os DRS podem avançar de fase na atualização feita a cada 15 dias, ou retroceder, semanalmente.
No último dia 24 de julho, o Departamento Regional de Saúde (DRS) de Araraquara foi classificado na fase amarela. A manutenção nesta fase, esta semana, se deu com base no bom desempenho do DRS de Araraquara nos indicadores que avaliam a capacidade hospitalar e a evolução da doença nos 24 municípios que o compõem. De acordo com indicadores dessa última semana, o DRS de Araraquara registra 34,9% de taxa de ocupação de leitos de UTI/Covid e 15,1 leitos Covid por 100 mil habitantes, ambos com classificação verde. No quesito evolução da epidemia, a variação do número de casos está em 0,97, também com classificação verde. Já a variação no número de internações é de 1.07 ou 54 internações por 100 mil habitantes, com classificação amarela. E a variação no número de óbitos é de 0,69 ou 2.7 óbitos por 100 mil habitantes, com classificação verde. (veja quadro)
O Estado de São Paulo registra 608.379 casos confirmados do novo coronavírus e 24.735 óbitos decorrentes da doença. O governador João Dória afirmou que a região do interior do estado era motivo de preocupação. 86% da população do estado está na fase amarela do Plano SP.
A secretária de desenvolvimento econômico Patrícia Ellen afirmou que 9 regiões progrediram, como Ribeirão Preto, Araçatuba, Marília, Campinas, Piracicaba, Sorocaba e São João da Boa Vista. "Houve uma estabilização e melhora significativas no interior, diminuíram o número de óbitos e internações", diz Patrícia.
O secretário de desenvolvimento regional, Marco Vinholi, afirmou que todas as regiões que tiveram queda nos índices de internações e mortes ou dobraram leitos ou estabilizaram os registros de coronavírus.