Por Chico Lourenço/Adriana Nagazako
A cidade de Araraquara registrou nesta terça-feira, dia 11, a morte de um profissional de saúde em razão de complicações da COVID-19. O técnico em enfermagem que trabalhava no SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência estava internado no HEAB – Hospital Estadual de Américo Brasiliense há 16 dias e não resistiu.
Este é o primeiro caso suspeito de reinfecção pelo coronavírus em Araraquara. Segundo informações, o homem teve diagnóstico positivo em abril, com sintomas leves da doença COVID-19. Ao apresentar sintomas fortes nos últimos dias, ele fez um novo teste, que apresentou resultado positivo novamente para coronavírus. O técnico em enfermagem foi internado na UTI do HEAB, onde permaneceu entubado.
A possível reinfecção do profissional do SAMU de Araraquara está sendo investigada pela Secertaria Municipal de Saúde, pelo Serviço Especial de Saúde (Sesa), em parceria com o Instituto de Medicina Tropical.
O corpo do profissional de saúde será sepultado nesta quarta-feira, dia 12, na cidade de Nova Europa.
Araraquara soma agora 22 mortes por causa do novo coronavírus
Prefeito emite nota
Em nota, o prefeito de Araraquara, Edinho Silva, lamentou a morte do socorrista, o primeiro profissional da Saúde que morre em decorrência do novo coronavírus em Araraquara. Edinho afirmou que o caso caso está sendo estudado por universidades, por meio do Serviço Especial de Saúde de Araraquara (SESA), por apresentar a possibilidade de reinfecção pelo vírus.
"Em nome da Prefeitura de Araraquara, de todos aqueles que se dedicam diariamente à construção da saúde e que prestam serviços públicos a nossa população, deixo aqui meus mais sinceros sentimentos de pesar aos seus familiares e amigos. Desejo muita força e fé neste momento muito difícil. Toda a gratidão da população de Araraquara pela belíssima tarefa desempenhada durante tanto tempo: salvar vidas", declarou o prefeito.