Na última sexta-feira (21), a chegada de uma frente fria provocou quedas bruscas na temperatura, além da chuva que aliviou a baixa umidade do ar e reduziu as queimadas que castigam Araraquara desde o início do inverno.
No entanto, ainda no fim de semana, as chuvas não foram suficientes para interromper a estiagem e grande queimadas voltam a castigar áreas no perímetro urbano ou próximas à cidade.
Entre as regiões mais atingidas está o norte de Araraquara, que inclui bairros extremamente populosos e é cercada de canaviais e áreas verdes. No último sábado (22), uma extensa área no entorno da linha férrea pegou fogo e provocou um grande incêndio que avançou durante a madrugada, do antigo Terminal da Petrobrás, já na divisa com Américo Brasiliense, até o setor 5 do Selmi Dei.
Nesta terça-feira (25), outra parte pegou fogo e uma grande nuvem de fumaça pode ser avistada de diversas regiões da cidade. Os bairros mais atingidos, novamente, são os mais próximos da linha férrea. Além dos setores mais altos do Selmi Dei, os moradores do Adalberto Roxo, Vale Verde, Romilda Barbieri e arredores também sentem os efeitos da poluição do ar e da fuligem.
Nesta segunda-feira (24), uma grande área próxima a Rodovia Washington Luís também foi atingida pelas chamas. O incêndio se prolongou durante toda a tarde e prejudicou a visibilidade dos motoristas que circulavam nos dois sentidos da rodovia.