A Ferroviária foi eliminada da Copa do Brasil ao perder para o América-MG por 1 a 0 na última terça-feira (25) no Estádio Independência, em Belo Horizonte-MG. Após um primeiro tempo equilibrado, a Locomotiva caiu de rendimento na etapa complementar e sofreu o gol no último lance da partida, marcado por Rodolfo. Mesmo com a eliminação, o técnico afeano Dado Cavalcanti analisa com otimismo o desempenho de sua equipe.
Vale salientar que a Ferroviária, que se prepara para a disputa da Série D do Campeonato Brasileiro, perdeu vários jogadores após o Paulistão e não pôde escalar alguns reforços que atuaram anteriormente na Copa do Brasil por outros clubes, além de sofrer com a falta de ritmo por ter ficado um mês sem entrar em campo para jogos oficiais. Mesmo assim , o time conseguiu empatar até os últimos segundos com o América, equipe que é um dos destaques da Série B e que vem embalada por uma sequência de jogos.
Para o treinador, esse fator faz com que sua confiança se fortaleça para a competição nacional. "Sendo muito realista, o jogo deixa um lado de otimismo. É lógico que sair de um jogo como esse, perder com um gol aos 49 do segundo tempo, machuca todo mundo. A gente acaba tendo uma visão precipitada e isso acaba colocando por terra tudo o que vem sendo feito. Mas ao passar do tempo, a gente acaba fazendo uma avaliação fria. Nós enfrentamos um adversário que, na minha ótica, é um dos grandes favoritos ao acesso da Série B para a Série A, um adversário que vem em uma batida muito boa de jogos sucessivos e nós conseguimos igualar o jogo com esse adversário no primeiro tempo e até um pouquinho no início do segundo tempo. Estou muito esperançoso e confiante no trabalho que vem sendo executado. Estou muito machucado, como todo torcedor afeano, e aos poucos vamos avaliando melhor o que ocorreu para aprendermos um pouco mais com os erros", explicou Cavalcanti.
O Campeonato Brasileiro da Série D tem seu início previsto para 19 ou 20 de setembro, quando a Locomotiva enfrentará o Nacional-PR na cidade paranaense de Rolândia. A Ferroviária integra o Grupo A7 ao lado de Bangu-RJ, Cabofriense-RJ, Portuguesa-RJ, Cascavel-PR, Nacional-PR, Toledo-PR e Mirassol-SP.