Pelo menos três partidos (PL, PDT e PSD) confirmaram apoio à candidatura do prefeito de Américo Brasiliense, Dirceu Pano (PSDB), à reeleição no pleito municipal de 2020. As convenções partidárias ocorreram nesta semana, definindo assim o quadro de pré-candidatos a vereador e confirmando o nome de Dirceu Pano para a coligação “Américo no Caminho Certo, o Progresso Não Pode Parar”.
Dirceu Pano terá como candidato a vice-prefeito na chapa o atual vereador Luzimar Alves dos Santos, o Baianinho (PL). A coligação estima apoio de aproximadamente 65 candidatos ao cargo de vereador.
Em seu discurso, Dirceu agradeceu a união dos partidos em torno de seu nome e lembrou que na próxima semana o DEM e MDB também fazem suas convenções e, ambos, devem compor a sua coligação.
“O Luzimar, ou Baianinho como é carinhosamente conhecido, é um homem do povo, veio da Bahia, escolheu Américo Brasiliense para viver, cortou cana, trabalhou no comércio, prestou concurso na prefeitura e nunca se negou ao trabalho, varreu rua, trabalhou nas frentes, se elegeu vereador, se reelegeu vereador, cursou magistério e está terminando o curso de Tecnólogo em Gestão Pública, nunca desistiu de seus sonhos”, disse Pano sobre seu candidato a vice-prefeito.
Luzimar Baianinho disse que, caso seja eleito como vice-prefeito, o trabalho junto a parlamentares vai continuar. “Para o nosso grupo Américo está em primeiro lugar”.
Dirceu Pano, que já ocupou o cargo de vereador em Américo Brasiliense, foi eleito em 2016 para o seu primeiro mandato de prefeito. A chapa elegeu também a ex-vereadora Terezinha Viveiros como vice-prefeita.
Agora, em 2020, os dois são adversários políticos. Terezinha Viveiros também disputa a cadeira no Executivo Municipal.