A Ferroviária está eliminada da Copa Paulista 2020, torneio que concede ao seu campeão o direito de escolher entre uma vaga no Campeonato Brasileiro da Série D ou uma vaga na Copa do Brasil. A eliminação veio com a derrota nas quartas de final para o Marília por 2 a 0 na tarde desta quarta-feira (9) no Estádio Municipal Bento de Abreu Sampaio Vidal, em Marília. Os gols da vitória foram marcados por Léo Couto e Gustavo Nescau
A Locomotiva já havia perdido o jogo de ida, em Araraquara, por 1 a 0, porém viu sua situação se complicar ainda mais com os resultados dos exames que confirmaram dez atletas e mais oito profissionais do elenco positivados para Covid-19, entre eles o técnico Márcio Griggio. Com as ausências, a equipe foi comandada pelo auxiliar Murilo Morbi, que foi obrigado a improvisar atletas em diversas posições.
Assim, o time araraquarense se despede da competição com três vitórias, cinco empates e apenas duas derrotas, ambas para o Marília. A equipe grená marcou seis gols e sofreu sete.
Vale destacar que a Ferroviária disputou a Copa Paulista com um elenco alternativo, enquanto o elenco principal disputa o Campeonato Brasileiro da Série D sob o comando do técnico Paulo Roberto Santos. Pela Série D, a Ferroviária disputa a segunda fase contra o Marcílio Dias-SC. O jogo de ida, neste sábado (5) no Estádio Gigantão de Itajaí-SC, terminou com o placar de 0 a 0. A partida de volta está marcada para o dia 13, domingo, às 18 horas, na Fonte Luminosa, em Araraquara.
O jogo
O Marília levou perigo aos 6 minutos, quando a defesa afeana errou na saída de bola e Luan Gama deu a assistência para Orlando Júnior, que finalizou rente à trave esquerda do goleiro Tom.
Com poucas oportunidades claras de gol, o placar foi aberto somente aos 46 minutos, quando a Denis Leite fez o cruzamento pela ponta direita e a bola chegou na segunda trave para Léo Couto, que ajeitou e bateu rasteiro no canto direito de Tom: 1 a 0 para o Marília.
No retorno para o segundo tempo, a equipe da casa ampliou logo no primeiro minuto, quando Orlando Júnior foi até a linha de fundo e fez o cruzamento na medida para Gustavo Nescau cabecear dentro da pequena área, sem chances de defesa para Tom: 2 a 0.
Aos 11, após cobrança de escanteio, a defesa afeana afastou mal e Léo Couto finalizou rente à trave direita do goleiro afeano. Outra chance clara de gol aconteceu aos 22, quando Lucas Lino recebeu em velocidade e bateu por cobertura, mas a bola passou perto do travessão. A Ferroviária levou perigo aos 24, com um chute da entrada da área de Júlio Vítor que passou à esquerda da trave.
Nos acréscimos, a Ferroviária ficou com um jogador a menos quando Fabão levou o cartão vermelho e acabou expulso. Fim de jogo: 2 a 0 e classificação do Marília para a semifinal.
FICHA TÉCNICA
MARÍLIA 2 x 0 FERROVIÁRIA
Local: Estádio Municipal Bento de Abreu Sampaio Vidal, Marília;
Data/Horário: Quarta-feira, 9 de dezembro, 17h;
Arbitragem: Vinícius Furlan, auxiliado por Fabrício Porfírio de Moura e Gustavo Rodrigues de Oliveira;
Cartões amarelos: Luan Gama (Marília); Maurício e Murilo Morbi (Ferroviária);
Cartão vermelho: Fabão (Ferroviária);
Gols: Léo Couto (46' do 1T), Gustavo Nescau (1' do 2T) para o Marília;
MARÍLIA – Alyson; Denis Leite, Marcos Vinicius (Dionathan), Arthur Gaúcho e Diogo Calixto (Kelvy); Felipe Cordeiro, Júnior Santos, Léo Couto (Danilo Melega) e Orlando Júnior; Luan Gama (Lucas Lino, depois Eric Di Maria) e Gustavo Nescau. Técnico: Guilherme Alves.
FERROVIÁRIA – Tom; Vinícius (Victor Hugo), Fabão, Gustavo Medina e Maurício; Luiz Felipe (Maranhão), Ian Luccas e Miqueias (Salomão); Marcos Paulo (Luizinho), Jhoninha (Júlio Vítor) e Gleyson. Técnico: Murilo Morbi (interino).
QUARTAS DE FINAL
Jogos de ida
Sábado, 5 de dezembro
17h – Comercial 0 x 0 XV de Piracicaba – Ribeirão Preto
Domingo, 6 de dezembro
10h – Portuguesa Santista 0 x 2 São Bernardo FC – Santos
15h – Água Santa 0 x 1 Portuguesa – Diadema
19h – Ferroviária 0 x 1 Marília – Araraquara
Jogos da volta
Quarta-feira, 9 de dezembro
15h – Portuguesa 1 (3) x 2 (2) Água Santa – São Paulo (Portuguesa classificada)
15h – XV de Piracicaba 1 x 0 Comercial – Piracicaba (XV de Piracicaba classificado)
15h – São Bernardo FC 2 x 0 Portuguesa Santista (São Bernardo classificado)
17h – Marília 2 x 0 Ferroviária – Marília (Marília classificado)