InícioNotíciasGestantes de Rincão reclamam da falta de ginecologista no SUS

Gestantes de Rincão reclamam da falta de ginecologista no SUS

Saúde do município afirma que nova gestão assumiu o Departamento sem agendamento para janeiro e atendimentos serão retomados dia 18/01

Reclamações encaminhadas ao Portal Morada por moradoras de Rincão apontam a falta de médico ginecologista no posto de saúde do município na primeira quinzena de janeiro. Uma paciente disse que “gestantes em reta final de gestação estão sem atendimento com o especialista”.

Segundo uma das reclamações, o prefeito Tenente Rodrigues (PSL), eleito para o primeiro mandato, disse em campanha que “saúde não se terceiriza”. O município está sem contrato com o setor privado para o fornecimento de especialistas para atender na rede pública desde o final de dezembro.

Procurada pela reportagem, a diretora de Saúde de Rincão, Daniela de Souza Sales informou que no período de transição de governo, ainda em 15 de dezembro, a nova equipe solicitou à empresa a renovação de contrato para a prestação de serviço médico, porém, no dia 28 do mesmo mês a empresa decidiu encerrar o contrato. Mas o novo governo já estuda a possibilidade de contratar outra terceirizada para assumir o corpo clínico no município.

"O município desde 01/01/21 conta com médicos para assegurar os atendimentos médicos de urgência e emergência nas unidades de Pronto Socorro e Taquaral. Os atendimentos das especialidades, que atendiam semanal ou quinzenalmente, foram supridas pelas médicas da estratégia da saúde da família. A partir de 18/01/21 as especialidades estarão sendo retomadas para o atendimento a população", disse a diretora de Saúde.

Quanto ao atendimento às gestantes, Daniela ressaltou que assumiu a pasta sem agendamento para janeiro. Entretanto, o médico da saúde da família passou a acompanhar as grávidas com maior tempo de gestação, inclusive, no Distrito do Taquaral. “Dia 18 [janeiro] retomam os atendimentos com ginecologista em dois dias da semana. Já tem agendamento para o dia 19 [terça-feira]”, afirmou Daniela.

Notícias relacionadas

Mais lidas