A cidade de Araraquara pode passar pelo teste piloto do Instituto Butantan, com uma vacinação em massa de sua população adulta, como ocorre na cidade de Serrana (Região de Ribeirão Preto). O diretor do Butantan, Dimas Covas, revelou essa possiblidade em entrevista à imprensa durante o lançamento da campanha em Serrana. “Nós vamos testar em uma cidade próxima, que é Araraquara, que está sofrendo com o surto da nova variante”, disse.
Araraquara atravessa seu pior momento da Pandemia do novo coronavírus com um crescente número de infectados e mortos pela Covid-19. Nos últimos três dias 14 pessoas morreram por causa da doença. A cidade registra nesta quinta-feira, dia 18, 162 mortes desde o início da pandemia. Recentemente o Instituto Adolfo Lutz confirmou a circulação da cepa de Manaus (P.1) em Araraquara, após exames em amostras coletadas em pacientes do município infectados com o coronavírus.
A pesquisa do Butantan vai avaliar a eficiência da CoronaVac na diminuição da taxa de transmissão do vírus. Os pesquisadores também querem identificar o impacto nas internações, nas mortes e no tempo que a cidade vai demorar para alcançar a imunidade de rebanho.
Secretaria da Saúde
Procurada pelo Portal Morada, a Secretária Municipal da Saúde, Eliana Honain, confirmou a possibilidade de vacinação em massa em Araraquara, como teste piloto do Butantan está em fase de estudo. Porém, ressaltou que não há nada confirmado.
Serrana
A vacinação em massa na cidade de Serrana começou na quarta-feira, dia 17. Cerca de 30 mil pessoas devem ser imunizadas com a CoronaVac. A cidade de Serrana tem cerca de 45 mil habitantes.