Embalada pelo bom início de sua campanha no Paulistão 2021, a Ferroviária volta a campo neste domingo (14), às 16 horas, para enfrentar o Palmeiras no Allianz Parque, na capital paulista.
A partida é válida pela quarta rodada do estadual. Nos compromissos anteriores, o time comandado pelo técnico Pintado superou a Inter de Limeira por 1 a 0, empatou com o Santos por 1 a 1 e venceu o Botafogo de Ribeirão Preto por 5 a 0. A Locomotiva também aposta suas fichas na boa fase do atacante Bruno Mezenga, artilheiro do campeonato com quatro gols.
Na classificação do Grupo B, a Ferroviária possui 7 pontos e divide a liderança com o São Paulo, que neste sábado foi derrotado pelo Grêmio Novorizontino por 2 a 1. Ponte Preta (4) e São Bento (1) completam a chave.
Com um jogo a menos, o Palmeiras é o quarto colocado do Grupo C com 4 pontos, atrás de Ituano (7), Bragantino (5) e Novorizontino (5). Nas duas vezes em que esteve em campo pelo Paulistão 2021, o Verdão empatou por 2 a 2 com o Corinthians e venceu o São Caetano por 3 a 0.
Uma baixa
Para o confronto deste domingo, o técnico Pintado não poderá contar com o lateral-esquerdo Arthur, que sentiu dores musculares no jogo contra o Botafogo e deixou o campo ainda no primeiro tempo. Assim, Igor Fernandes assume a vaga, assim como fez na partida.
Por outro lado, o treinador afeano ganhou mais duas peças que podem brigar pela titularidade: o zagueiro Didi e o volante Nando Carandina, que foram liberados pelo Departamento Médico.
Sobre o Palmeiras, Pintado assegura que enfrentar uma grande equipe é sempre uma grande motivação, e garante que a Ferroviária não irá alterar seu estilo de jogo ofensivo que vem apresentando. "Eu não gostaria de mudar porque nós treinamos todos os dias pensando em buscar as vitórias. Seria injusto com esse grupo eu querer mudar a maneira de jogar. Eles estão bem acomodados, todo mundo feliz, todo mundo motivado. Respeitamos a melhor equipe da América, campeã da Libertadores, da Copa do Brasil e um dos maiores clubes do mundo, mas nós também vamos buscar o que nós sonhamos", completou.
Time misto
Após encerrar a temporada 2020 com o título da Copa do Brasil, que coroou um ano glorioso com as taças do Paulistão e da Libertadores, o Palmeiras deu folga aos atletas considerados titulares e iniciou o Paulistão com a aposta em talentos da categorias de base e em atletas que precisam de mais rodagem no elenco.
O maior desfalque, no entanto, estará no banco, já que o técnico Abel Ferreira foi liberado para visitar a família na Cidade do Porto, em Portugal. Mesmo em seu país natal, onde ficará por duas semanas, o treinador acompanha à distância seu grupo, que será comandado pelo auxiliar João Martins.
Próximos desafios
Na próxima rodada do Paulistão, a Ferroviária terá pela frente o Guarani, em partida que à princípio estava agendada para o próximo sábado (20), às 19 horas, na Fonte Luminosa, porém uma indefinição envolve a sequência da competição, que é alvo de um atrito entre o governo estadual, que quer parar as atividades esportivas, e a Federação Paulista de Futebol, que alega que o futebol deve continuar com todos os cuidados necessários para eviar a contaminação.
Uma das possibilidades é a realização dos jogos em outro estado, mas a definição sobre o assunto deve ser anunciada nos próximos dias.
FICHA TÉCNICA
PALMEIRAS x FERROVIÁRIA
Local: Allianz Parque, em São Paulo;
Data/Horário: Domingo, 14 de março, 16h;
Arbitragem: Flávio Rodrigues de Souza, auxiliado por Alex Ang Ribeiro e Robson Ferreira Oliveira;
Transmissão: Os Campeões da Bola (Rádio FM 107,5 e Facebook); Rede Globo e PPV (televisão).
PALMEIRAS – Vinicius Silvestre; Mayke, Alan Empereur, Kuscevic, Lucas Esteves; Patrick de Paula, Danilo, Lucas Lima; Gabriel Menino, Gustavo Scarpa e Breno Lopes. Técnico: João Martins;
FERROVIÁRIA – Saulo; Diogo Mateus, Salustiano, Xandão, Igor Fernandes; Zanocelo, Higor Meritão, Renato Cajá; Everton Brito, Felipe Marques e Bruno Mezenga. Técnico: Pintado.
JOGOS DA 4ª RODADA
Sábado, 13 de março
16h30 – Novorizontino 2 x 1 São Paulo
16h30 – Guarani 0 x 0 São Bento
19 – Botafogo 0 x 1 Ponte Preta
19h – Santos 2 x 1 Ituano
Domingo, 14 de março
11h – Mirassol x Inter de Limeira
16h – Palmeiras x Ferroviária
19h – São Caetano x Corinthians
19h – Red Bull Bragantino x Santo André
PAULISTÃO – 1ª FASE
28 de fevereiro – domingo – 19h
Ferroviária 1 x 0 Inter de Limeira
3 de março – quarta-feira – 17h
Santos 1 x 1 Ferroviária
8 de março – segunda-feira – 20h
Ferroviária 5 x 0 Botafogo
14 de março – domingo – 16h
Palmeiras x Ferroviária
20 de março – sábado – 19h
Ferroviária x Guarani
24 de março – a definir
Novorizontino x Ferroviária
28 de março – a definir
Ferroviária x Santo André
31 de março – a definir
Red Bull Bragantino x Ferroviária
4 de abril – a definir
Ferroviária x Corinthians
11 de abril – a definir
Mirassol x Ferroviária
18 de abril – a definir
Ferroviária x Ituano
25 de abril – a definir
São Caetano x Ferroviária
Clique aqui para conferir a tabela completa.
CLASSIFICAÇÃO DO PAULISTÃO 2021
GRUPO A – Corinthians (5 pontos), Santo André (5 pontos), Inter de Limeira (3 pontos) e Botafogo (1 ponto);
GRUPO B – São Paulo (7 pontos), Ferroviária (7 pontos), Ponte Preta (4 pontos) e São Bento (1 ponto);
GRUPO C – Ituano (7 pontos), Red Bull Bragantino (5 pontos), Novorizontino (5 pontos) e Palmeiras (4 pontos);
GRUPO D – Mirassol (5 pontos), Guarani (5 pontos), Santos (5 pontos) e São Caetano (1 ponto).