O sonho do bicampeonato da Copa Libertadores da América de Futebol Feminino segue vivo para a Ferroviária. O time araraquarense venceu a Universidad do Chile nos pênaltis por 7 a 6, após empate sem gols no tempo regulamentar, em jogo realizado na tarde desta quinta-feira (18) no Estádio Francisco Urbano, em Morón, Argentina. O destaque da partida foi a goleira Luciana, autora de boas defesas durante os 90 minutos e posteriormente com três intervenções na disputa por pênaltis.
Assim, a equipe araraquarense enfrentará na final o América de Cali, da Colômbia, que eliminou o Corinthians na quarta-feira (17), também nos pênaltis. A final está marcada para o próximo domingo (21), no Estádio José Amalfitani, em Buenos Aires, na Argentina.
Essa é a terceira vez que as Guerreiras Grenás chegam à final em quatro participações na Libertadores. Nas edições anteriores, o time levantou a taça em 2015, foi eliminado na fase de classificação em 2016 e perdeu a final para o Corinthians em 2019.
O jogo
A partida teve início com uma boa chance da Universidad aos 7 minutos, quando Oviedo recebeu passe por trás da zaga e finalizou rasteiro, mas Luciana conseguiu espalmar. Aos 10, a Ferroviária assustou com um chute de primeira de Aline Milene, mas a bola passou à esquerda do gol.
Aos 14, após boa triangulação afeana, Patrícia Sochor concluiu na entrada da área e a bola bateu no travessão. Aos 32, Carol Tavarez aplicou uma caneta em sua marcadora na ponta direita e cruzou fechado, mas a bola passou pela pequena área e Aline Milene não conseguiu alcançar. Aos 36, Aline Milene recebeu pelo lado esquerdo, pedalou sobre a adversária e finalizou rasteiro, mas a goleira Campos conseguiu espalmar.
Aos 41, a arbitragem assinalou erroneamente um pênalti contra a Ferroviária quando Ana Alice tirou a bola em uma jogada de velocidade contra Zamora dentro da área. López foi para a cobrança e desperdiçou ao chutar à esquerda do gol de Luciana.
No segundo tempo, as Guerreiras Grenás levaram perigo aos 3 minutos, quando Luana aproveitou uma sobra na área, em boa condição, mas finalizou fraco para fora. Aos 5, Zamora arrancou em velocidade e saiu de frente com Luciana, que conseguiu evitar o gol.
Aos 9, Aline Milene recebeu perto da linha de fundo e passou a bola para a chegada de Sochor, que concluiu de primeira perto da trave direita da goleira Campos. Aos 15, a La U perdeu uma chance clara quando Zamora fez boa jogada pela direita e cruzou rasteiro na área para López finalizar à direita do gol.
Aos 19, em outra oportunidade clara do time chileno, Oviedo bateu cruzado dentro da área e Luciana encaixou em seu canto esquerdo. Aos 47, após boa troca de passes no campo de ataque, a afeana Duda saiu de frente com a goleira Campos, que conseguiu fechar o ângulo e fazer uma defesa à queima-roupa.
Pênaltis
O primeiro pênalti afeano foi batido por Luana, que deslocou a goleira para abrir o marcador. Pela La U, Zamora bateu no canto direito de Luciana, que conseguiu espalmar e evitar o gol.
Daiane foi para a segunda cobrança e bateu no alto, à direita da goleira, que não teve chances de defesa. Oviedo bateu e fez o primeiro gol do time chileno ao bater no lado direito de Luciana, que caiu para o outro lado.
A terceira cobrança do time de Araraquara foi de Yasmin, que deslocou a goleira com uma batida no canto esquerdo. Pela Universidad, Gutiérrez também deslocou Luciana para acertar o canto direito.
Géssica bateu o quarto pênalti afeano e bateu no canto esquerdo, onde a goleira Campos fez boa intervenção. Pinilla bateu no alto, sem chances de defesa para Luciana.
Na quinta cobrança, Lurdinha bateu do lado esquerdo da goleira e marcou o gol. Guerrero converteu sua cobrança com um chute no ângulo esquerdo de Luciana.
Nasexta cobrança da Ferroviária, Duda bateu rasteiro no canto direito da goleira, que chegou a tocar na bola. López, que havia perdido o pênalti no jogo, bateu no lado esquerdo de Luciana, que foi deslocada.
Ana Alice e bateu fraco, nas mãos da goleira Campos, que defendeu com facilidade. Campos foi para a cobrança e Luciana espalmou em seu canto direito.
Em sua cobrança, Amanda bateu no lado esquerdo da goleira, rente à trave, e marcou o gol. Na cobrança chilena, Sánchez bateu no mesmo lado e deslocou Luciana.
Sochor foi para sua cobrança e bateu com categoria no canto esquerdo da goleira, que caiu para o outro lado. Ramírez bateu no canto esquerdo de Luciana, que encaixou, para festa das Guerreiras Grenás na Argentina!
FICHA TÉCNICA
UNIVERSIDAD DO CHILE 0 x 0 (6 x 7) FERROVIÁRIA
Local: Estádio Francisco Urbano, em Morón, Argentina;
Data/Horário: Quinta-feira, 15 de março, 19h30;
Arbitragem: Luciana Mascaraña (URU), auxiliada por Yoli García (VEN) e Gabriela Coronel (ARG);
Cartões amarelos: González e Gutiérrez (Universidad); Luana e Lindsay Camila (Ferroviária);
UNIVERSIDAD – Campos, Guerrero, Ramírez, González (Olivares) e Pinilla; Gutiérrez, Groff (Fernández), Sánchez e López; Zamora e Oviedo. Técnico: Carlos Véliz;
FERROVIÁRIA – Luciana, Monalisa (Géssica), Ana Alice, Yasmin e Barrinha; Luana, Nicoly (Duda) e Carol Tavares (Amanda) ; Lurdinha, Aline Milene (Daiane) e Patrícia Sochor. Técnica: Lindsay Camila.