A Prefeitura Municipal, por meio da Coordenadoria do Bem-estar Animal, órgão responsável pelos serviços, projetos e programas voltados ao bem-estar dos animais no município, atende uma média de até 15 denúncias por dia, envolvendo animais feridos ou debilitados, em estado de abandono nas ruas, e também vítimas de maus tratos em residências. Estas denúncias rendem uma média de 4 recolhimentos de animais diários.
São ninhadas de cães e gatos, fêmeas prenhas, no cio, filhotes, idosos debilitados, atropelados e gravemente debilitados atendidos pelas equipes da Coordenadoria do Bem-estar, através de ligações feitas para a Ouvidoria Animal, que atende os casos de rotina, de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 16h30, pelo telefone 3303-3115.
Esse serviço de fiscalização animal em Araraquara também funciona em esquema de plantão, para casos mais graves, de emergência, das 16h30 às 7h30, inclusive aos finais de semana e feriados, através das ligações feitas diretamente ao fiscal do plantão, no telefone 99993-8232.
"Quando a Ouvidoria recebe a denúncia, a fiscalização vai até o local para realizar o atendimento e nós pedimos que a pessoa que fez a denúncia, principalmente de casos de emergência, aguarde a chegada dos fiscais. Pedimos, inclusive, que essa pessoa deixe um telefone de contato, para facilitar e agilizar o atendimento", explica Carolina Mattos Galvão, coordenadora do Bem-estar Animal.
Ainda segundo ela, os animais que precisam de atendimento veterinário são encaminhados à Clínica Siciliano, que é a terceirizada da Prefeitura para o serviço. Lá são cuidados, vacinados, chipados e castrados, antes de serem recolhidos para um abrigo e colocados para adoção.
A Prefeitura possui dois abrigos atualmente, o da Coordenadoria do Bem-estar, sediada no Parque Pinheirinho, que hoje tem 45 cães e 110 gatos, e também o abrigo da Clínica Siciliano, que reúne 370 animais atualmente, a maioria cães. Todos aptos à adoção.
"Sempre importante destacar que o abrigo não é o lugar ideal para o animal viver; o lugar ideal é uma casa, com uma família, com toda a atenção e cuidado que merece. Nossos abrigos estão cheios de animais esperando por isso. Se a pessoa se depara com um animal abandonado na rua e ele não está doente, ela pode ajudar, dando um lar temporário, doando uma consulta, castração e vacina para esse animal e também acionando as redes sociais, onde tem muita gente que pode e quer ajudar", enfatiza Carolina.
Com exceção da fiscalização, os demais serviços como castração, adoção e informações sobre lei municipais voltadas aos animais podem ser acessados diretamente na Coordenadoria, cujo telefone é o 3339-4441 e o e-mail é [email protected]
Adoção responsável
Na ausência das feiras de adoção presenciais, em virtude da pandemia de Covid-19, os interessados em adotar os animais que estão nos abrigos podem contatar diretamente a Coordenadoria, através do telefone 3339- 4441, ou na clínica Siciliano, pelo whatsApp 98849-2593, e agendar uma visita.
Para adotar um animal é obrigatório ter mais de 18 anos e apresentar RG, CPF e Comprovante de endereço.
Serviço
Para denúncias
Ouvidoria Animal, de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 16h30
Telefone: (16) 3303-3115.
Plantão para casos de emergência
Das 16h30 às 7h30, inclusive aos finais de semana e feriados
Telefone: (16) 99993-8232
Para adoção
Coordenadoria do Bem-estar Animal
Telefone: 016 3339-4441
E-mail: [email protected]
Clínica Siciliano
Telefone e whatsApp: (16) 98849-2593